Créditos: Nvidia/Divulgação

Nvidia apresenta GPU A30 Tensor Core com 24 GB de HBM 2 e PCIe 4.0

Placa de vídeo é baseada na arquitetura Ampere e serve para inferência de IA em alta escala

A Nvidia apresentou a sua nova placa de vídeo A30 Tensor Core, que vem com 24 GB de VRAM HBM 2 e é compatível com o padrão PCIe 4.0. Esse modelo foi construído para inferência de inteligência artificial em larga escala foi projetado com um TDP de 165 W.

A GPU é baseada na arquitetura Ampere e foi pensada para uso científico e para cargas de trabalho de grandes corporações. De acordo com a Nvidia, essa é a "GPU mainstream de computação mais versátil para inferência de IA e para workloads corporativas do mercado mais generalizado".

Site Oficial: Nvidia A30 Tensor Core

Segundo o site Tweak Town, estão disponíveis 933 GB/s de largura de banda de memória. A Nvidia implementou suporte para a terceira geração do NVLink, que permite uma largura de banda de 200 GB/s entre as placas de vídeo em situações de multi-GPU.


Fonte: Nvidia/Divulgação

- Continua após a publicidade -

A A30 Tensor Core traz um desempenho FP32 de 10,3 TFLOPs, com um desempenho máximo para cálculos FP64 estimado em 5,2 TFLOPs. A performance FP64 dos Núcleos Tensor é de 10,3 TFLOPs.

Como a GPU suporta a tecnologia PCIe 4.0, ela poderá ser utilizada junto de servidores mainstream. Ela é a sucessora das GPUs Nvidia T4 e Nvidia V100, com a promessa de considerável melhoria de desempenho numa série de situações e aplicações profissionais.

Em determinados softwares, a A30 Tensor Core chega a oferecer um desempenho até oito vezes superior ao da Nvidia T4 — no caso em simulações usando o simulador atômico maciço paralelo em larga escala, LAMMPS. Também foi prometido um ganho de seis vezes de performance em comparação com a Nvidia T4 no Pré-Treinamento BERT Large para inteligência artificial.

A placa de vídeo é compatível com cenários de múltiplas instâncias de GPU (MIGs), permitindo que os desenvolvedores acessem até quatro instâncias de GPUs ao mesmo tempo. Elas ficam totalmente isoladas a nível de hardware, trazendo seu próprio cache, sua memória HBM2 e núcleos de computação.

São até quatro MIGs com 6GB de HBM2 cada, dois MIGs com 12 GB de HBM2 cada ou um único MIG com 24 GB de VRAM.

Via: Tweak Town Fonte: Nvidia
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.