Créditos: Reprodução/Netac

Fabricante chinesa promete trazer memórias DDR5 com velocidade de até 10.000MHz

Netac Technology traria módulos com grande velocidade utilizando o chip IFA45 Z9ZSB, da Micron

As novas memórias RAM do tipo DDR5 estão começando a dar os primeiros passos no mercado, com algumas fabricantes iniciando a produção em massa de módulos com essa nova tecnologia. Essa nova geração promete trazer grandes saltos de performance, com clocks ainda mais altos e um menor consumo de energia.

Entre as empresas que já estariam trabalhando em trazer módulos de memória DDR5 está a Netac Technology, fabricante chinesa conhecida principalmente por seus dispositivos de armazenamento, como cartões MicroSD e SSDs. Segundo informações compartilhadas pelo site IT Home, a fabricante já teria recebido os primeiros chips de memória DDR5, e teria iniciado os trabalhos para lançar módulos com clock de até 10.000Mhz.

A empresa, que desde 2018 vem lançando memórias RAM no mercado, estaria utilizando o chip IFA45 Z9ZSB, produzido pela fabricante Micron, para iniciar o desenvolvimento de seus próprios módulos DDR5. Esses módulos tem capacidade de 16GB (2Gx8), desenvolvidos no nó de 1 znm da própria Micron e com latência CL40 (40-40-40).

Esses módulos da Netac estariam bem acima da capacidade padrão das memórias DDR5 definidas pela JEDEC, com clock padrão definido em 4800 MHz e tensão de 1,1v. Como já foi revelado pela TeamGroup, as memórias DDR5 podem atingir uma tensão de até 2,6V, e assim, possibilitando clocks bem agressivos, como esses módulos de 10.000Mhz.

- Continua após a publicidade -

A Netac não é a única empresa que vem trazendo notícias em relação à fabricação de memórias DDR5. A Samsung, por exemplo, anunciou recentemente o desenvolvimento do primeiro módulo com 512 GB do mundo, a Galax já revelou que utilizará também os chips produzidos pela Micron, porém, ambas atrás da chinesa Asgard, que já anunciou o lançamento de seus módulos DDR5 com 4.800MHz e até 128GB.

Porém, só devemos ter as primeiras memórias RAM do tipo DDR5 disponíveis para o consumidor comum a partir do final deste ano. Tanto a AMD quanto a Intel estão atualmente trabalhando para levar suas o DDR5 para suas plataformas. Por parte da AMD, o suporte deve chegar junto com o lançamento do novo socket AM5, enquanto a Intel deve saltar para o DDR5 com a geração Alder Lake. 

Via: TechPowerUp, Tom's Hardware, NeoWin Fonte: IT Home
Assuntos
Tags
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.