Créditos: Mateus Mognon/Captura de tela

GeForce Experience: veja como monitorar o seu PC e fazer overclock rápido em GPUs Nvidia

Novo driver da Nvidia traz ferramentas similares ao RivaTuner nativamente para placas de vídeo GeForce
Por Mateus Mognon 14/04/2021 18:49 | atualizado 16/04/2021 15:48 Comentários Reportar erro

A Nvidia lançou o driver 466.11 para suas placas de vídeo e trouxe uma grande novidade ao GeForce Experience: um menu de desempenho. Além de mostrar os frames por segundo, a função também permite monitorar mais profundamente a perfomance do PC e até conta com um sistema para fazer overclock com um clique em determinadas GPUs.

As ferramentas de desempenho já estavam em beta anteriormente, mas agora podem ser utilizadas por todos os usuários da placas de vídeo GeForce mais recentes. Para aproveitar as novidades, é necessário baixar o GeForce Experience 3.22 ou superior.

Nós mostramos as principais funções do menu de desempenho do GeForce Experience e suas similaridades com o RivaTuner em uma transmissão que pode ser vista acima. Confira nesse artigo os destaques:

Como ativar o overlay de desempenho

O menu de performance do GeForce Experience pode ser acessado no overlay de jogos, que está disponível por padrão no atalho Alt + Z. Ao abrir a aba Desempenho, basta clicar na engrenagem ao lado de "Sobreposição de desempenho" para selecionar o local em que o overlay com dados do PC será exibido.


(Imagem: Mateus Mognon/Captura de tela)

- Continua após a publicidade -

Após a configuração, você pode ativar ou desativar a sobreposição com dados facilmente com o atalho Alt + R. A ferramenta conta com várias opções de exibição, indo desde a exibição simples de frames por segundo até dados mais aprofundados, como latência e uso de CPU e GPU.

Overclock em um clique

A aba de Desempenho também inclui opções simplificadas de overclock. Seguindo a vibe de programas como o MSI Afterburner, a interface conta com informações básicas sobre o funcionamento de peças do computador facilmente.


(Imagem: Mateus Mognon/Captura de tela)

As GPUs da linha RTX 20 e RTX 30 também contam com a opção de overclock rápido. Além de contar com personalização manual de fatores como tensão, energia, a ferramenta possui uma solução de melhoria de desempenho inteligente.

A ferramenta funciona na opção "Habilitar sintonização automática". Quando ativada, a função analisa o uso do hardware utilizando um algoritmo para definir automaticamente um ganho de performance, de maneira segura para o componente.

- Continua após a publicidade -

O processo de overclock automático pode ser ativado com um clique, mas o sistema demora alguns minutos para realizar a análise. Felizmente, você pode sair do overlay enquanto o procedimento é realizado pelo GeForce Experience.

Vale destacar, também, que as soluções integradas não contam com um limitador de frames por segundo. Logo, ainda vale a pena manter o RivaTuner instalado no PC.

  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.