Créditos: Intel

Processador Intel Sapphire Rapids terá 56 núcleos e até 80 canais PCle 5.0

Nova geração de processadores Intel para servidores oferece suporte DDR5 e 64GB de memória HBM2e
Por Luiz Schmidt 13/04/2021 08:56 | atualizado 13/04/2021 08:56 Comentários Reportar erro

A próxima geração de processadores da Intel para servidores apareceu pela primeira em fevereiro. Na data, o processador de codinome Sapphire Rapids, teve fotos vazadas através do site de compartilhamento de vídeos chinês Bilibili. Agora, um novo vazamento, obtido pelo site VideoCardz, mostra algumas das especificações da arquitetura do Intel Xeon de próxima geração que aparenta ser bem competitivo. 


A próxima geração de processadores Intel para servidores deve apresentar alto desempenho e possui um design grande (Créditos: YuuKi_AnS/Bilibili)

Segundo vazamento, o Intel Sapphire Rapids terá até 56 núcleos por processador, suporte a memória DDR5, 64GB de memória HBM2e (Memória de alta banda) por soquete e até 80 canais PCle 5.0. O Sapphire Rapids será escalável entre 1 a 8 soquetes, tornando possível empilhar múltiplas CPUs de 56 núcleos em futuros supercomputadores. Além disso a memória HBM2e oferece até 1TB/s de largura de banda de memória.

Aparentemente três modelos serão lançados no mercado: um de 24 núcleos com TDP (Thermal Design Power) de 225W, um com 44 núcleos com 270W e o modelo top de linha com 56 núcleos e 350W. Ao que tudo indica, não deve demorar para vermos o processador funcionando no supercomputador da própria fabricante, o Aurora.


Na foto vazada obtida pelo site VideoCardz é possível conferir as especificações não-oficiais do Sapphire Rapids (Créditos: VideoCardz)

- Continua após a publicidade -

Além disso, existe a possibilidade do Sapphire Rapids ser anunciado junto às GPUs Ponte Vecchio para placas de vídeo com 7nm, que entraram em estágio alpha, indicando que as unidades gráficas já estariam em estágio avançado de desenvolvimento. 

A Intel lançou recentemente a 11ª geração Intel Core de processadores, de codinome Rocket Lake-S. Com uma nova arquitetura de núcleo, o Cypress Cove, a Intel prometeu aumento no desempenho, apesar da redução para 8 no número de núcleos. Adrenaline testou o Intel Core i9-11900K em jogos como Assassins Creed Valhala, Fortnite, Red Dead Redemption 2, Call of Duty: Warzone e Counter Strike: Global Offensive. No vídeo abaixo, você confere como a nova geração de processadores para desktops da Intel se saiu com alguns dos jogos mais populares do momento.

Fonte: Tweaktown, TechPowerUp
Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Em jogos single-player como Resident Evil Village, você prefere:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.