Nvidia e MediaTek criarão Chromebook com chip ARM e GPU RTX 30

O notebook servirá como modelo e promete trazer os recursos RTX para uma nova categoria de dispositivos

Os recursos das placas de vídeo RTX, incluindo Ray Tracing e DLSS, podem chegar em breve para laptops da linha Chromebook. Durante a GTC 2021, a Nvidia anunciou uma parceira com a MediaTek para criar um notebook baseado em chip ARM com placa de vídeo RTX 30.

De acordo com o anúncio, as companhias estão desenvolvendo uma plataforma de referência que traz placas de vídeo RTX para computadores baseados em ARM que rodam sistemas baseados em Linux, incluindo o Chrome OS. O objetivo do projeto é combinar a eficiência dos chips feitos com a arquitetura ARM com o poderio das placas gráficas Ampere da linha RTX 30.


(Imagem: Nvidia)

Apesar de os computadores da série Chromebook não serem populares no mercado de games, o comunicado da Nvidia confirma que a empresa pretende trazer gráficos com Ray Tracing e tecnologias de inteligência artificial, como o DLSS, para os dispositivos portáteis com sistemas Linux.

“A MediaTek é o maior fornecedor mundial de chips ARM, usados para alimentar tudo, desde smartphones, Chromebooks e TVs inteligentes", declarou Rick Tsai, CEO da MediaTek. "Esperamos usar nossa tecnologia e trabalhar com a NVIDIA para trazer o poder das GPUs para a plataforma ARM para jogos no PC, criação de conteúdo e muito mais. A aceleração da GPU será um grande impulso para todo o ecossistema da ARM.”

- Continua após a publicidade -

As duas companhias criarão apenas um modelo que pode ser adotado por outras fabricantes futuramente. Enquanto ainda não temos detalhes sobre o dispositivo, a novidade pode acelerar o crescimento do Chrome OS e finalmente trazer mais potência para os dispositivos em games.

Além disso, a chegada de soluções da Nvidia devem acelerar a evolução da arquitetura no mundo dos jogos. Enquanto a tecnologia é aplicada com popularidade no mercado de games mobile graças aos celulares, a compra da ARM pela Nvidia, avaliada em US$ 40 bilhões, deve influenciar o crescimento do padrão nos PCs para jogos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Engadget, Nvidia
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.