Índice do Artigo

Hardware

Duas enormes fabricantes de CPU da China entram para Lista de Entidades dos EUA

Duas enormes fabricantes de CPU da China entram para Lista de Entidades dos EUA
Créditos: Xinhua (SCMP)

Os Estados Unidos seguem expandindo sua Lista de Entidades a fim de barrar o avanço de mais empresas chinesas, sob a justificativa dessas empresas ajudarem o governo da China. Recentemente entraram mais sete companhias para o documento, incluindo duas das maiores fabricantes de CPUs no país, a Tianjin Phytium Information Technology e a Sunway Microelectronics – também conhecida como Shenwei. A entrada dessas empresas para a Lista de Entidades dos EUA pode significar o fim de suas capacidades de fabricação de processadores.

O Departamento de Comércio dos EUA justifica sua decisão da mesma maneira de sempre. Segundo as autoridades, essas empresas estão usando tecnologias norte-americanas no desenvolvimento de supercomputadores e tecnologias que podem ser usados pelo exército chinês. Nesse caso, é alegado até que, usando computadores avançados da Phtium e da Sunway, as entidades militares da China desenvolvem armas de destruição em massa.

Capacidades de supercomputação são vitais para o desenvolvimento de muitas – talvez quase todas – armas modernas e sistemas de segurança nacional, como armas nucleares e armas hipersônicas. O Departamento de Comércio vai usar toda a extensão de suas autoridades para evitar que a China se aproveite tecnologias dos EUA para suportar esses esforços desestabilizantes de modernização militar.”
Gina M. Raimondo, secretária do comércio dos EUA

Companhias norte-americanas são proibidas de realizar parcerias e comércio com empresas que estejam na Lista de Entidades do governo dos EUA. Isso quer dizer que a Phytium e a Sunway não poderão importar componentes do país ou licenciar suas tecnologias para a criação de seus processadores. E isso tem potencial de impossibilitar a capacidade de produção das empresas.

Não está claro no momento se essas empresas poderiam fazer encomendas com terceiras, como a TSMC. A maior fabricante de semicondutores do mundo pode ser, também, barrada de negociar com as companhias na Lista de Entidades por usar tecnologias dos EUA.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções