Créditos: Divulgação: Xbox Studios

Age of Empires IV chega no final do ano

Novo game da icônica franquia volta ao período medieval
Por Diego Kerber 10/04/2021 11:28 | atualizado 10/04/2021 14:45 Comentários Reportar erro

A Xbox Studios divulgou enfim uma data para lançamento de Age of Empires IV. O mais novo jogo da franquia chega no outono de 2021, período que aqui no hemisfério sul compreende mais ou menos aos últimos três meses do ano. O game estará disponível na loja do Windows e também na Steam.

Age of Empires IV irá retornar aos temas de Age of Empires II, com a ambientação na Idade Média, e também irá trazer muita inspiração do segundo título da série. Junto com o anúncio, a empresa fez uma apresentação de como será o gameplay do jogo, e fica evidente como ele irá retomar um estilo mais semelhante ao do Age II, com direito aos mesmos recursos (pedra, ouro, comida e madeira), mecânicas semelhantes e também o abandono de novidades implementadas no Age III, como as ajudas da Metrópole.

A grande novidade é um aumento nas assimetrias entre as civilizações. Enquanto as franquias anteriores traziam algumas variações entre os povos jogáveis, Age IV irá apresentar o menos uma mecânica única para cada civilização. De acordo com o diretor do game, Quinn Duffy, o objetivo da equipe é que o jogador precise mudar completamente seu estilo de jogo, dependendo da civilização que optou.

Age of Empires IV vai acentuar a assimetria entre as civilizações

Um exemplo mostrado na demonstração foram os Mongóis. A civilização nômade das estepes asiáticas agora tem a capacidade de migrar sua posição do mapa, com direito a colocar todas as construções de sua cidade em carrinhos e literalmente movê-las de lugar. "A inspiração para qual mecânica será trazida para cada civilização será suas características históricas", explica Duffy.

Outros recursos também serão ampliados, como a possibilidade de esconder suas tropas em florestas para realizar emboscadas, e uma evolução nas fortificações, com possibilidade de posicionar tropas no topo de muros de pedra para realizar a defesa da cidade, além da introdução de armas de cerco para a tomada dessas fortificações.

- Continua após a publicidade -

Age of Empires IV é um game exclusivo da Microsoft, disponível apenas para PC, e segundo a desenvolvedora, não há a intenção no momento de fazer a adaptação para os consoles. Nós traremos impressões mais aprofundadas do anúncio em breve, então fiquem de olho no site e no canal do YouTube!

Estamos finalizando um vídeo com impressões, logo vai estar no ar!

Além de Age IV, na apresentação também foi anunciados novos conteúdos para as versões definitivas de Age II e III. Age of Empires II receberá a expansão "Dawn of Dukes", com novas campanhas focadas na Europa Oriental, e no final do ano chegará uma novidade: campanhas cooperativas, para serem jogadas com amigos.

Age of Empires III Definitive Edition irá receber sua primeira expansão, com a introdução da civilização Estado Unidos. Com ela chega uma nova Metrópole, além de nove unidades militares novas. A expansão estará disponível gratuitamente para quem cumprir uma campanha dos 15 estados por tempo limitado, e depois estará a venda na Steam e na Windows Store. E também foi anunciado que mais tarde, esse ano, será exibida a próxima expansão: povos africanos.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.