Índice do Artigo

Intel

Intel XeSS será a tecnologia da Intel para competir com o DLSS da NVIDIA

Intel XeSS será a tecnologia da Intel para competir com o DLSS da NVIDIA
Créditos: Intel

Na última quinta feira (8), um canal no Youtube chamado Moore’s Law is Dead compartilhou uma série de informações e vazamentos acerca da mais nova geração de placas gráficas Intel Xe HPG. Dentre elas, há uma menção ao XeSS, tecnologia rival ao DLSS, além de que provavelmente a GPU topo de linha da Intel será equiparada à RTX 3070 e conter 16GB de memória GDDR6.

YouTube video

O youtuber compartilhou alguns slides recheados de informações atualizadas sobre o novo DG2 HPG.  A placa deve contar com 512 Unidades de Execução e operar em 2.200 MHz, além de equipar 16 GB de memória no padrão GDDR6 em 256-bit. A GPU deve ser feita a partir de nódulos de 6nm da TSMC e operar num TDP de 270W.

Em relação às tecnologias que devem acompanhar a nova geração de placas de vídeo, o maior destaque vai para o Intel XeSS (Xe Super Sampling)  que, de acordo com o youtuber, foi mencionado em suas fontes como equivalente ao DLSS. No entanto, não foram divulgados detalhes do desenvolvimento ou implementação do recurso.


Slide resumindo as informações do Xe-HPG (Imagem: Reprodução/TweakTown)

No vídeo do Moore’s Law is Dead, é mencionado que o modelo topo de linha da nova geração Xe deve ter uma performance levemente superior à RTX 3070, o que tornaria a placa equivalente a uma hipotética 3070 Ti

O modelo que conta com 512 Unidades de Execução deve ser lançado ainda antes do último trimestre de 2021, e ainda devem surgir mais um modelo com 256 UE e outro com 128 UE, que podem ser lançados pouco depois do topo de linha. As placas intermediárias da linha devem custar entre US$ 200 e US$ 300.

O youtuber que revelou as informações també comentou:

“Eu sei que muitas pessoas vão ver essas informações e agir como se eu estivesse dizendo que unicórnios são reais, mas (…) eu basicamente só estou sugerindo que a Intel pode lançar uma competidora para a 3070 ou para a 6800 um ano depois das competidoras (…) e a versão da Intel ainda seria menos eficiente. É louco afirmar que a Intel é capaz disso?”

Vale destacar que a Intel não é a única que está correndo atrás de uma alternativa ao DLSS, já que ainda no mês passado, o Scott Herkelmen da AMD participou de uma live do PC World em que afirmou que a empresa está desenvolvendo o FidelityFX Super Resolution também como resposta à tecnologia de upscaling da Nvidia. No entanto, O FSR não deve depender de cálculos de machine learning nem porção dedicada de hardware para acelerar esses processos, o que permitiria compatibilidade com mais dispositivos como os novos consoles dessa geração.

Via: Tweak Town, Moore’s Law is Dead

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções