Créditos: Divulgação: Intel

Intel anuncia a 3ª geração de processadores escaláveis Xeon com até 40 núcleos

Ganho de performance médio fica na casa dos 46% e quase dobra em AI
Por Diego Kerber 06/04/2021 18:30 | atualizado 06/04/2021 19:46 Comentários Reportar erro

A Intel realizou o lançamento oficial de sua terceira geração de processadores escaláveis Intel Xeon, condinome Ice Lake, projetados em 10 nanômetros e com saltos significativos em Inteligência Artificial (IA) e fluxos de trabalho em datacenters.

De acordo com a Intel, a nova geração de processadores traz ganhos significativos de performance comparado a gerações anteriores, com ganhos expressivos de em média 46% em ciclos de trabalhos para data centers. Entre as principais novidades estão tecnologias como o Intel SGX, com segurança embarcada, além de aceleração de processos de Inteligência Artificial através do Intel Crypto Acceleration e Intel DL Boost.

Elevando as possibilidades dos 10 nanômetros, a Intel conseguiu implementar processadores com até 40 núcleos por CPU, trazendo um ganho de performance de até 2.65x comparado a um sistema de 5 anos atrás. A plataforma traz suporte a até 6 terabytes de memória por soquete, com até 8 canais de comunicação DDR4-3200 e 64 linhas PCI Express 4.0 por soquete.

O principal avanço acontece na área da AI, onde a empresa afirma ser capaz de entregar 50% mais desempenho que o modelo rival AMD Epyc 7763 em 20 ciclos de trabalho em Inteligência Artificial e até 30% mais performance versus a Nvidia A100.

- Continua após a publicidade -

A plataforma escalável Intel Xeon de terceira geração tem suporte a mais de 500 sistemas prontos para serem implementados baseados na plataforma Intel IoT Market Ready Solutions e Intel Select Solutions, que ajudam os consumidores a implementar as novas tecnologias, com a estimativa de até 80% dessa implementações sendo atualizadas até o final desse ano, de acordo com a Intel.

Mais detalhes sobre o ecossistema da Intel para plataformas de alto desempenho em data centers e aceleração de AI e tecnologias na nuvem, o que inclui produtos como as memórias persistentes Intel Optane, bem como os processadores Intel Xeon Platinum, Xeon Gold, Xeon Silver e Xeon Bronze, podem ser encontradas no site oficial da empresa.

Fonte: TechPowerUp
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.