Créditos: AMD/Divulgação

CPUs AMD Ryzen Threadripper 5000 podem chegar só em agosto

4ª geração de processadores HEDT deverá ser apresentada mais de um ano após linha anterior

A AMD só deverá lançar os processadores AMD Ryzen Threadripper 5000 no mês de agosto de 2021, apontam informações vindas de dentro da indústria. De acordo com o conhecido vazador KittyYYuko (o antigo KittyCorgi), a 4ª geração de CPUs HEDT da fabricante norte-americana será apresentada mais de um ano depois da linha anterior.

A série anterior de processadores Threadripper foi apresentada em julho de 2020, na forma de modelos PRO que só foram aparecer no mercado DIY no mês passado. Só que a última vez que a empresa lançou modelos comuns da linha foi em novembro de 2019 – o que significa que a firma pode passar 20 meses sem atualizar essa série de CPUs.

Segundo o site Videocardz, a próxima geração de processadores Threadripper vai trazer o codinome "Chagall" e deverá ser compatível com as placas-mãe TRX40. Isso significa que as fabricantes de placas-mãe estariam esperando por uma nova atualização do firmware AGESA com suporte a esses novos produtos.

Além de não terem recebido esse update, essas empresas ainda nem tiveram acesso às amostras de engenharia dos Threadripper 5000. Isso seria um forte indicativo de que os processadores ainda estão longe de serem apresentados oficialmente.


Fonte: CPUID/Reprodução

- Continua após a publicidade -

Ainda de acordo com a reportagem, a AMD enfrentou problemas com o desenvolvimento de processadores Threadripper baseados em Zen 3. Amostras de engenharia teriam sido testadas algumas semanas atrás, mas não demonstraram as mesmas melhorias de performance que as peças AM4 para desktop.

Apesar disso, é interessante notar que o software HWInfo recebeu uma atualização que permite detectar processadores AMD Threadripper de próxima geração. O que não se sabe é se a AMD tem trabalhado em conjunto com a CPUID desde cedo ou se os desenvolvedores do software tiveram acesso a informações sob embargo.

Já segundo o site Tom's Hardware, os processadores Ryzen Threadripper 5000 serão baseados nas CPUs AMD Epyc 7003 de 3ª geração, de codinome "Milan". Com isso, eles deverão utilizar chiplets Zen3 com um complexo de núcleos unificados e uma arquitetura de cache L3.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware, Videocardz
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.