Créditos: Tianshu Zhixin

GPU de empresa Chinesa começa a ser produzida em 7nm e com 37 TFLOPs

A Tianshu Zhixin pretende representar uma alternativa independente no mercado de GPGPUs

A empresa chinesa Tianshu Zhixin anunciou recentemente que a sua GPGPU Big Island entrou na fase de produção em massa baseada em nódulos de 7nm da TSMC. A placa deve contar com 24 bilhões de transistores e 37 TFLOPs em FP32.

NVIDIA deve aumentar a produção da GTX 1650
 para combater a escassez de GPUs

A Unidade de Processamento Gráfico de Propósito Geral (GPGPU) da empresa já havia sido anunciada em 2018, mas só agora entrou em fase de produção em massa. De acordo com alguns slides, a nova placa gráfica deve chegar com 32 GB de memória HBM2 e consumo de 300W.


Imagem: Tianshu Zhixin

De acordo com essas imagens, A GPGPU Big Island pode oferecer uma performance de 32 TFLOPs em FP32. Já em FP16/BF16 a placa atinge no máximo 147 TFLOPs. Em  INT32 a GPGPU atinge até 317 TOPS em INT32, 147 TOPS em INT 16 e 295 TOPS em IN8.

A Performance em F32 do modelo da Tianshu Zhixin são realmente impressionantes e ultrapassam as especificações do AMD Instinct MI100 e da NVIDIA A100. Mas as métricas em half-precision ainda são menores.

- Continua após a publicidade -


Imagem: Tianshu Zhixin

A empresa não deu mais detalhes sobre a frequência de operação do chip nem mais detalhes sobre ele, então também não sabemos quantos núcleos são equipados no modelo. Mas podemos esperar que o chip conte com 24 bilhões de transistores.

A Nvidia habilitou GPU Passthrough para
virtualização em placas GeForce

No entanto, a Tianshu Zhixin mostrou algumas das formas em que esse chip será disponibilizado. A GPGPU será fornecida em um formato mais tradicional de placa de vídeo com uma conexão PCIe de 4ª geração x16 ocupando dois slots e com sistema de arrefecimento passivo e em mais outros dois formatos que vocês podem ver nas fotos abaixo:


Imagem: Tanshu Zhixin

- Continua após a publicidade -


Imagem: Tianshu Zhixin


Imagem: Tianzshu Zhixin

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tweak Town, Videocardz
Assuntos
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.