Créditos: Captain's Workspace

Veja impressionante GeForce RTX 4090 com 12 FANs e 48GB de VRAM

O entusiasta Kasper Andersen construiu a "placa de vídeo" como piada de 1ª de abril
Por Luiz Schmidt 01/04/2021 18:34 | atualizado 01/04/2021 18:35 Comentários Reportar erro

Chegou o dia da mentira! aquele dia que todo mundo precisa pensar duas vezes antes de acreditar em algo. As piadas de 1º de abril normalmente não possuem muita graça, ou deixam você irritado por ter sido enganado. Porém, de vez em quando aparece alguém muito esforçado e transforma a ocasião numa oportunidade de fazer algo interessante e engraçado.

Publicação original no The Verge

Kasper Andersen, Dinamarquês de 20 anos, resolveu construir a NVIDIA RTX 4090. O entusiasta recria réplicas caseiras de cartões gráficos antigos, mas nesse 1º de abril ele decidiu apresentar sua visão do futuro: uma placa de vídeo que usa 1.000 watts de potência, possui 12 fans e inclui 48GB de VRAM.

O vídeo caseiro é uma obra de arte. Depois de apresentar a colossal RTX 4090, Kasper a conecta ao computador para realizar testes de benchmarking. Assim que liga a placa de vídeo, a mesa começa a tremer e uma lata de refrigerante dança por cima da mesa até cair no chão.

Para completar a piada, o equipamento de testes gira em cima da mesa e quebra a tela do monitor. Mas nem tudo está perdido! Porque a RTX 4090 apresentará performance muito superior à GeForce RTX 3080, ou pelo menos é o que Andersen imagina.

- Continua após a publicidade -

Para finalizar o vídeo temos um gostinho da RTX 4090 Ti com 8 GPUS em SLI (Scalable Link Interface), que sincroniza o uso de duas ou mais placas em uma única saída de vídeo, e o melhor de tudo? Todo esse aparato ocupa só 4 linhas PCle.

Andersen faz um trabalho interessante ao recriar modelos antigos no site Captain's Workspace. Além disso, as vezes ele decide fazer uma brincadeira similar, como foi o caso da Intel Xe Eiffel 6500, que custa meros US$ 1000, e permite o uso como CPU ou GPU apertando um único botão.

Brincadeiras a parte, enquanto os preços das placas de vídeo devem aumentar em 2021, continuamos acompanhando os novidades e as primeiras informações vazadas sobre os primeiros laptops com suporte a Ray Tracing e DLSSl equipados com a GeForce RTX 3050 com 2048 núcleos CUDA e a GeForce RTX 3050Ti com 2560 núcleos CUDA.

Fonte: The Verge
Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.