Créditos: Reprodução / Wccftech

Vazam informações sobre Laptops com GPUs RTX 3050 e 3050Ti

Modelos terão respectivamente 2048 e 2560 núcleos CUDA

O Notebookcheck compartilhou informações sobre as GPUs GA107 da Nvidia para notebooks voltados para o público gamer.

O site confirmou que os laptops equipados com as GPUs GeForce RTX 3050 irão dispor de 2048 núcleos CUDA enquanto os modelos com as GeForce RTX 3050Ti terão 2560 núcleos CUDA. Ambos os modelos serão baseados nas GPUs GA107de entrada da Nvidia.

Ainda que sejam modelos mais simples, por se tratarem de placas de vídeo da série RTX GeForce 3000, serão os primeiros laptops de entrada equipados com núcleos Tensor e suporte a Ray Tracing, DLSS e outras funções até então exclusivas de modelos mais robustos, uma atualização bem considerável aos laptops com placas da série GTX 1600.

O TDP esperado das placas GeForce RTX 3050 de chipsets móveis vai de 35W em frequências base até 80W em frequências em boost de até 1740 MHz, garantindo até 7,2 TFLOPS de poder computacional. A as placas da linha GeForce RTX 3050Ti, por sua vez podem oferecer até 8,7 TFLOPs. Como base de comparação os consoles Series S e Series X oferecem respectivamente 4 e 12 TFLOPs, colocando os laptops num patamar intermediário entre eles.

- Continua após a publicidade -

Ainda que os chipsets móveis disponham de diversos benefícios das séries RTX 3000, elas virão equipadas com apenas 4GB de memória GDDR6, largura de banda de 128-bits e frequências de memória de 5,5GHz, muito provavelmente limitando as resoluções a no máximo 1080p em jogos, não sendo um projeto pensado para jogar em 4k.

O site recebeu também benchmarks sintéticos comparando diferentes modelos de GPUs móveis, e segundo os testes apresentados o ganho de performance das RTX 3050Ti em comparação com as GTX 1650Ti é de 46% no teste Time Spy, 63% em Shadow of the Tomb Raider no médio e 44% no Ultra.

Esse incremento considerável entre as GPUs Turing e Amper não é exatamente uma surpresa, mas é motivo o suficiente para levar quem tinha planos de comprar um laptop gamer esperar mais alguns meses até a chegada desses modelos ao mercado.

- Continua após a publicidade -

Confira mais detalhes em tabela compilada pelo site Videocardz.com

Fonte: Videocardz.com
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.