Créditos: Divulgação / EVGA

EVGA Precision X1 facilita acesso a função Resizable BAR

Software torna processo de atualização de BIOS mais simples e acessível
Por Daniel Trefilio Carvalho 31/03/2021 20:43 | atualizado 01/04/2021 18:49 Comentários Reportar erro

Software EVGA Precision X1, programa que permite gerenciamento de recursos de placas de vídeo EVGA como frequências e tensão, agora permite que placas EVGA da série GeForce RTX 3000 ativem a função Resizable BAR (registro de endereço base redimensionável, em tradução livre),  sem que seja necessário um processo complexo de atualização de BIOS da placa de vídeo.

atualização da BIOS ainda é necessária para ativar a função, contudo, a novidade é que essa atualização fica mais intuitiva e acessível a mais usuários, mesmo que leigos ou com conhecimentos técnicos menos profundos, além explicar o processo de atualização da BIOS da placa-mãe, garantindo que uma base maior de usuários de placas EVGA GeForce RTX 3000 possam aproveitar o ganho de desempenho.

DOWNLOAD - EVGA Precision X1

Essencialmente essa função garante à CPU acesso direto a todo o buffer de memória da GPU, permitindo que a produção de quadros pela placa de vídeo esteja mais em par com a demanda da CPU, eliminando um passo intermediário entre o pedido de informação e sua execução.

- Continua após a publicidade -

Se comparado a outros softwares que permitem controles de frequência e tensão, como o Afterburner, o EVGA Precision X1 sempre foi um dos softwares controladores proprietários mais acessíveis e simples dentre os disponibilizados nos sites das fabricantes de placas de vídeo, ainda que muitas das funções mais avançadas de overclock não estejam disponíveis através dele justamente por questões de segurança uma vez que necessitam de um conhecimento mais profundo do processo.

Adicionar a um software desses a possibilidade de atualização de BIOS e acesso a novas funções que não oferecem risco de danos às placas além de ser perfeitamente plausível é uma forma mais segura das empresas garantirem que donos de placas com menos conhecimento não danifiquem suas GPUs acidentalmente, democratizando a função.

Até o momento, a EVGA foi a única que adicionou a função a seus software controlador proprietário, mas é possível especular que não será a única fabricante a fazer isto.

- Continua após a publicidade -

Para donos de placas de outras fabricantes você confere o passo a passo para o processo aqui no Adrenaline.

Fonte: TechPowerUp
Assuntos
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.