Créditos: Nvidia

NVIDIA disponibiliza Resizable BAR em GPUs RTX 30, mas precisa de update de BIOS

A tecnologia chega com a nova atualização do driver Game Ready da fabricante
Por Diego Amorim 31/03/2021 12:59 | atualizado 31/03/2021 13:02 Comentários Reportar erro

A Nvidia acabou de disponibilizar o suporte para a função do Resizable BAR em suas placas de vídeo da geração Ampere por meio do novo Game Ready GeForce 456.89 WHQL drivers. A tecnologia permite uma melhor comunicação entre o chip gráfico e a memória de vídeo e podem trazer leves ganhos de desempenho em games.

O Resizable BAR consegue entregar uma margem entre 6 e 12% de performance em games sendo renderizados em 1440p numa RTX 3080. Noticiamos aqui no Adrenaline ontem que um usuário do Chiphell conseguiu um ganho de desempenho médio de 3% em diversos games rodando em 4K e qualidade máxima numa RTX 3090.

Performance ganha pelo Resizable BAR
Imagem: Nvidia

Vale destacar que, provavelmente, usuários que joguem em resoluções mais baixas consigam maiores ganhos de desempenho com o Resizable BAR, já que a funcionalidade pode se beneficiar da maior ociosidade da placa de vídeo e consiga "esticar" mais o seu desempenho.

A Nvidia afirma que a GeForce RTX 3060 já vem com suporte de fábrica ao recurso, e não precisa necessariamente de atualização de firmware. No entanto, todas as outras placas de vídeo da geração Ampere lançadas até então necessitam da atualização de VBIOS

Para atualizar a VBIOS o usuário precisa acessar o site da fabricante parceira. Se você tiver um modelo Founder's Edition, também pode contar com uma ferramenta de atualização da própria Nvidia. Também pode ser necessário que você faça o update da SBIOS da placa mãe.

- Continua após a publicidade -

Passo a passo para instalação:

  • Garanta que você possui um CPU e um chipset compatível;
  • Atualize a SBIOS da sua placa mãe se necessário, usando a ferramenta da fabricante. Depois ative o suporte ao Resizable BAR na interface de BIOS da placa mãe;
  • Atualize para a última versão do GeForce Game Ready Driver (versão 465.89 WHQL, lançado dia 30 de março), ou versão mais recente;
  • Se você têm uma RTX 3060 já está tudo bem. Mas se focê possui uma 3060 Ti, 3070, 3080 ou 3090, você pode precisar fazer um update de VBIOS;
  • Se você possui um modelo Founder's, basta ir no site oficial da Nvidia para fazer o update. Se você tem algum modelo de fabricante parceira, você precisa acessar o site da empresa para ter acesso à atualização por lá. 
  • Por último, verifique se o Resizable Bar está habilitado pelo Nvidia Control Panel ou pelo TechPowerUP GPU-Z

Compatibilidade de Chipsets e Processadores

Compatibilidade de CPUs
Imagem: Nvidia

Por enquanto, a tecnologia é compatível apenas com 17 jogos: Assassin's Creed Valhalla, Battlefield V, Borderlands 3, Control, Cyberpunk 2077, Death Stranding, DIRT 5, F1 2020, Forza Horizon 4, Gears 5, Godfall, Hitman 2, Hitman 3, Horizon Zero Dawn, Metro Exodus, Red Dead Redemption 2 e Watch Dogs Legion.

Via: Tweak Town, Nvidia
Assuntos
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.