Índice do Artigo

Notícias

Julian Assange teme ser condenado à morte

Enquanto aguarda a audiência de extradição, marcada para os dias 7 e 8 de fevereiro, Julian Assange teme ser condenado à pena de morte, como indica um documento elaborado pela sua defesa.

O fundador do WikiLeaks foi acusado de abuso sexual contra duas mulheres na Suécia. Após o pagamento de uma fiança estimada em cerca de US$380 mil, Assange vive em regime de prisão domicilar no Reino Unido e nega as acusações, afirmando que são motivadas por interesses políticos.

As denúncias surgiram após o site começar a divulgar alguns dos 250 mil telegramas diplomÁticos dos Estados Unidos. Com isso, algumas empresas como a Visa, Paypal e Mastercard, deixaram de apoiar o projeto e, como consequência, sofreram uma série de ataques de ativistas.

“É sugerido que existe uma possibilidade real de que, se extraditado para a Suécia, os Estados Unidos busquem a sua extradição e/ou transferência ilegal para os Estados Unidos, correndo o risco de ser detido na Baía de GuantÁnamo ou em outro lugar, em condições que podem violar o Artigo 3 da Convenção Europeia dos Direitos Humanos”, argumenta a defesa. “De fato, se o senhor Assange for entregue aos Estados Unidos sem garantias de que a pena de morte não serÁ executada, existe um risco real de que ele possa ser submetido a ela.”

De acordo com a BBC, a defesa ainda ressalta que o Assange jÁ foi longamente interrogado, e que ele poderia ser interrogado de novo pela Justiça sueca mesmo estando no Reino Unido, sem precisar ser extraditado, bastando, para isso, utilizar o telefone ou recursos de videoconferência.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções