Créditos: MyDrivers

Produção em massa de módulos de memória DDR5 começa na China

Jiahe Jinwei anunciou que começou a fabricação de componentes para a Micron

Depois de várias marcas anunciando seus primeiros módulos de memória RAM da geração DDR5, finalmente teremos o início da produção em massa dos primeiro modelos. A Jiahe Jinwei, uma das maiores manufaturas de módulos de memória da China, anunciou oficialmente que deu início à produção de módulos DDR5 para a Micron.

A Jinwei, no entanto, não produz apenas módulos para terceiras. A própria companhia faz produtos para o usuário final também, através de marcas próprias como a Asgard, que recentemente apareceu nas notícias anunciando módulos próprios de memória DDR5.


(Reprodução/Micron)

Os componentes da Asgard prometem até 4.800MHz em módulos de até 128GB cada. E, se a Jiahe Jinwei começou a fabricar pra Micron, provavelmente não vai demorar para fabricar pra própria marca também.

A próxima geração da memória RAM vai trazer os avanços que já esperamos nesse tipo de transição: clocks mais rápidas, melhor eficiência energética - o que deve possibilitar também um maior potencial de overclock - e capacidades de armazenamento mais densas. Essa última característica tem se mostrado especialmente impactante, com anúncios de módulos como esse de 128GB da Asgard e até incríveis 512GB, em módulos da Samsung.

- Continua após a publicidade -

Com a produção em massa tendo início, ficamos um pouco mais próximos da informação mais importante para futuros consumidores: o preço. Componentes de hardware estão ficando cada vez mais caros este ano, sem exceção. A alta dos preços, que chama a atenção principalmente nas GPUs, já atinge as memórias, até modelos DDR3. Então fica realmente preocupante imaginar quanto vai custar uma geração inteiramente nova dos componentes.

A Intel confirmou que sua geração de processadores Alder Lake, que chega ainda neste ano, vai suportar tanto DDR4 quanto DDR5, o que deve aliviar o impacto da transição de gerações de memória, não "obrigando" o usuário a comprar os novos componentes logo em seu ano de lançamento. Isso também levanta um questionamento interessante de como vai ser o ritmo da adoção dos novos módulos de memória em seu primeiro ano de existência.

Fonte: VideoCardz
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.