Créditos: Nvidia

RTX 3090 ganha cerca de 3% de performance com o Resizable BAR

Os testes foram feitos em diversos games e o ganho máximo de desempenho foi de 4.8%
Por Diego Amorim 30/03/2021 09:46 | atualizado 30/03/2021 09:59 Comentários Reportar erro

Um usuário do Chiphell compartilhou recentemente os resultados que fez em testes com sua Geforce RTX 3090 com e sem o recurso do Resizable BAR ativo. A tecnologia facilita a comunicação entre a GPU e a memória de vídeo e, nesses testes, mostrou um resultado de ganho médio de 3% na performance em jogos.

A Nvidia anunciou que a RTX 3090 seria a primeira GPU a receber o suporte ao Resizable BAR, sem nem precisar de um update de BIOS. No entanto, ontem nós noticiamos aqui que a Galax e a Gainward já lançaram novas BIOS compatíveis com a tecnologia para placas RTX 3090, RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 Ti, mas a Nvidia ainda não garantiu a segurança do update.

O usuário wesleyxy do Chiphell compartilhou os seus testes feitos com um modelo da RTX 3090, que não foi especificado, comparando a performance com e sem o Resizable BAR habilitado. Ele também alega que o recurso ainda não está funcionando direito com alguns modelos da placa, mas ela deveria funcionar em qualquer RTX 3090.


Imagem: Chiphell

A nova tecnologia ainda não têm suporte em todos os jogos, mas o usuário wsleyxy conseguiu realizar o teste em 6 títulos diferentes: Red Dead Redemption 2, Watch Dogs: Legion, Gears 5, Forza Horizon 4, Borderlands 3, Assassin's Creed Valhalla e Metro Exodus.


Imagem: Chiphell

- Continua após a publicidade -

O site Tom's Hardware montou uma tabela com os resultados e a diferença de desempenho em porcentagem. O maior ganho de performance ocorreu em Watch Dogs: Legion, com margem de 4.8%, no entanto, Metro Exodus não apresentou nenhuma variação usando o Resizable BAR. A média das diferenças foi de 3.17%.


Imagem: Tom's Hardware

Vale ressaltar que todos os testes foram feitos com os jogos rodando em qualidade máxima e em resolução 4K. Um ganho médio de 3.17% de desempenho realmente não é muito relevante, mas é muito bem vindo por ser gratuito para quem já possui uma GPU Ampere. 

No entanto, é provável que para usuários mais modestos que jogam em 1080p com uma RTX 3060 Ti, por exemplo, possam conseguir um ganho maior com o Resizable BAR, já que a placa de vídeo não está operando até o seu limite. Mas isso é algo que só vamos comprovar com mais testes.

Via: Tom's Hardware, Videocardz Fonte: Chiphell
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.