Créditos: Divulgação / Intel

Intel confirma Raptor Lake-S como processadores Intel 13ª Geração

E possivelmente utilizará socket LGA1700 da geração Alder Lake chega ainda em 2021

A Intel divulgou em seu site de suporte no final de semana documentação que aponta para alguns detalhes ainda não divulgados oficialmente sobre os CPUs Intel Raptor Lake-S de 13ª geração.

Os PC builders ainda estão enfrentando problemas sérios para conseguir modelos das CPUs Rocket Lake-S e com o lançamento dos novos Alder Lake-S e as placas-mãe chipset Intel 600, e considerando que a próxima geração irá introduzir não apenas o novo socket LGA1700, mas também a microarquitetura hibrida de 10nm com combinação de núcleos de alta eficiência e núcleos de alto desempenho, talvez seja mais interessante não fazer um upgrade ou montar um sistema novo ainda.

 

Ainda que não seja uma regra, já houve casos de sockets de CPUs Intel que duraram apenas uma geração, mas ao que tudo indica o socket LGA1700 que será introduzido pelos CPUs Alder Lake será o mesmo para a 13ª geração que chega em 2022, bem como as diversas funcionalidades introduzidas pelo chipset Intel 600, segundo a documentação encontrada por um leitor do site HEXUS.net apontando para guias de compatibilidade entre CPUs Alder Lake S e Raptor Lake S, mas pouco tempo depois os links em questão ficaram indisponíveis no site de suporte da Intel.

- Continua após a publicidade -

A compatibilidade em Alto-nível listada no link se refere a compatibilidades perceptíveis aos usuários finais, como sockets, pinagem e chipsets, entretanto, a necessidade de uma documentação técnica específica que talvez o processo para utilizar os novos processadores em algumas placas Z600 não seja exatamente simples ou trivial.

Assim como os novos Alder Lake-S que chegam ainda este ano, os Raptor Lake-S também estarão disponíveis em versões móveis com suporte tanto para barramentos de memória LPDDR5X e DDR5, além de PCIe 5.0 e várias otimizações de cache e de operações de núcleos em single-thread ou multi-thread.

Levando em conta que a 13ª geração de CPUs Intel não chegará antes de 2022, há grandes chances que essas linhas de processadores de 10nm entre no mercado para competir diretamente já com as CPUs AMD de 5nm Zen 4 que, segundo vice-presidente executivo do setor de Computação e Gráficos da AMD, Rick Bergman, espera-se um salto de desempenho da geração Zen 3 para Zen 4 similar ao ocorrido entre as gerações Zen 2 e Zen 3.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Hexus.net
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio

    Daniel Trefilio

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes. twitch.tv/DanielTPC

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.