Créditos: Airbus Space

Após mexer com economia global, navio do Canal de Suez está desencalhando

O gigantesco Ever Given está há quase uma semana preso

Um navio encalhado no Canal de Suez há quase uma semana movimentou a economia global durante os últimos dias e virou assunto na internet. Na última terça-feira (23), a gigantesca embarcação Ever Given, da empresa taiwanesa Evergreen, trancou a rota marítima que movimenta cerca de 12% do comércio global, mas parece que o local está prestes a ser reaberto.

O Canal de Suez faz uma ligação entre o Mar Mediterrâneo com o Mar Vermelho e o Oceano Índico, garantindo uma rota rápida entre países importantes do mercado do petróleo e também a China. O bloqueio de seis dias deixou cerca de 360 navios esperando pela reabertura da passagem, enquanto algumas embarcações resolveram dar uma de Pedro Alvares Cabral e estão contornando o continente africado para realizar entregas.


Navio está parcialmente desencalhado. (Imagem: Mohamed Abd El Ghany/Reuters)

Segundo estimativas da empresa Lloyd’s List, cerca de US$ 9,6 bilhões em produtos são transportados pelo canal de Suez diariamente. Parte desse valor inclui insumos voltados ao setor de hardware e eletrônicos, que são transportados de navio da Ásia para outros locais do mundo. 

Falando ao NBC News, o especialista em transporte marítimo Lars Jensen disse que o fechamento do Canal de Suez pode afetar diversos setores do mercado. "Basicamente tudo que vemos nas lojas", explica o especialista. 

Atualmente, o segmento de hardware já sofre com problemas de logística e escassez de chips, o que movimentou os preços de peças como placas de vídeo. O bloqueio de uma das principais rotas comerciais do globo durante semanas pode agravar essa situação, mas felizmente o problema está sendo contornado.

- Continua após a publicidade -

O navio está desencalhando

Na manhã desta segunda-feira (29), as autoridades do Canal de Suez revelaram que finalmente estão conseguindo movimentar o Ever Given. O órgão responsável pela manutenção da via marítima disse que a embarcação foi movida "quase 80%" e já está flutuando.

O navio foi movido para cerca de 102 metros após um grande esforço de barcos para rebocar à embarcação. Ainda assim, o tráfego pelo Canal de Suez não foi liberado, já que mais manobras serão realizadas durante a maré alta, de acordo com autoridades egípcias.

Em um cenário de absoluto sucesso, é possível que o Canal de Suez seja reaberto em breve, mas como estamos no ano de 2021, a dica é sempre manter as expectativas controladas. 

Via: NBC News, Axios, Reuters
Assuntos
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.