Créditos: Reprodução/Nvidia

NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti pode ser lançada com versões de 8 GB e 16 GB de VRAM [RUMOR]

Modelo contaria com memórias fabricadas pela Micron de 19 Gbps

Provavelmente uma das futuras placas de vídeo que será lançada em breve pela Nvidia, a GeForce RTX 3070 Ti deve chegar ao mercado em duas variantes com quantidades diferentes de memória de vídeo. Segundo o novo rumor que surgiu recentemente na internet, esse novo modelo da geração Ampere estaria disponível em versões de 8 GB e 16 GB de VRAM.

A informação foi compartilhada pelo leaker Uniko's Hardware, uma conhecida fonte de vazamentos e informações antecipadas sobre futuros produtos para o mercado de PC. Segundo ele, a NVIDIA planeja lançar duas versões para sua próxima placa de vídeo GeForce RTX 3070 Ti, com a diferença referente as memórias do tipo GDDR6X equipadas em ambos os modelos.

As memórias GDDR6X utilizadas na GeForce RTX 3070 Ti seriam fornecidas pela Micron, sendo mais exato o modelo MT61K256M32E-19G, e como o nome já indica, trazem um clock de 19 Gbps. Apesar de ser uma decisão bastante inusitada por parte da Nvidia, tecnicamente isso seria possível se a fabricante oferecer suporte as memórias "dual-sided" neste modelo.

Ainda de acordo com o Uniko's Hardware, a GeForce RTX 3070 Ti também chega com o chip GA104-400, baseado na arquitetura Ampere. Segundo as informações referentes as especificações desse chip compartilhadas pelo site Videocardz, esse modelo traria 6.144 CUDA Cores, 48 RTs Core, 192 Tensors Core e 96 ROPs, se posicionando entre a RTX 3080 e RTX 3070.

- Continua após a publicidade -

Em questão de mercado, esse novo modelo não chegaria para substituir a GeForce RTX 3070, com ambas coexistindo nas prateleiras das lojas. A intenção da Nvidia com a GeForce RTX 3070 Ti é trazer uma concorrente direta com as placas topo de linha da AMD, com as Radeon RX 6800 e Radeon RX 6800 XT, visto que ambas trazem 16 GB de memória GDDR6.

Caso os rumores se confirmem, a GeForce RTX 3070 Ti deve ser lançado durante no mês de maio, junto com a GeForce RTX 3080 Ti, que teria sido recentemente adiada. Entretanto, por conta da atual escassez global de componentes eletrônicos, que esta provocando atrasos em todos os lançamentos relacionados a hardware, não é certeza de que essa data não sofra mudanças.

Fonte: TechPowerUp, Videocardz
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.