Créditos: Intel - YouTube/Divulgação

GPUs para games Intel Xe-HPG DG2 terão até 512 EUs, PCIe 5.0 e GDDR6

Fabricante começou a preparar documentos relacionados à nova linha de produtos
Por Carlos Felipe Estrella 27/03/2021 11:49 | atualizado 27/03/2021 11:49 Comentários Reportar erro

A Intel finalmente divulgou, ainda que sem querer, as especificações gerais da sua linha de placas de vídeo para games Xe-HPG DG2, que vão incluir até 512 EUs (Unidades de Execução), PCIe 5.0 e memórias GDDR6. A fabricante norte-americana começou a preparar documentos oficiais que descrevem esses e mais detalhes da nova série de produtos.

Baseadas na microarquitetura Xe-HPG, essas placas de vídeo estarão disponíveis em diferentes configurações com níveis de performance distintos, tanto para desktops quanto para notebooks. A empresa já teria enviado diversas unidades de amostra para seus parceiros em preparação para esse lançamento.

O detalhe é que esses documentos não foram enviados pela Intel à imprensa, mas sim descoberto pelos usuários do Twitter @momomo_us and @Komachi_Ensaka dentro do site da fabricante. Normalmente, esse tipo de informação fica em sessões do site protegidas por senha, mas nesse caso bastou pesquisar por "discrete graphics2" que eles acharam toda a documentação do Xe-HPG DG2.


Fonte: Intel/Reprodução

De acordo com o site Tom's Hardware, a nova série de GPUs da Intel deverá trazer ao menos cinco modelos diferentes para notebooks e duas opções para desktops. Os modelos para laptops usam os códigos SKU1 até SKU5, enquanto as placas para computadores de mesa usam os estranhos códigos SoC1 e SoC2.

- Continua após a publicidade -


Fonte: Intel/Reprodução

Essas novas GPUs ainda virão com suporte para o padrão PCIe 5.0 e trarão memórias de vídeo GDDR6 rodando a 14 GT/s ou 16 GT/s. Os documentos da Intel também apontam que as peças suportarão HDMI 2.1 e o Alt Mode da DisplayPort via USB Tipo-C.

O que não ficou claro é se todos esses recursos estarão disponíveis em todas as GPUs da linha, ou se alguns deles só serão implementados nos modelos topo de linha. Esses produtos são baseados numa arquitetura ainda não revelada pela Intel, então teremos que esperar para saber como eles se comparam com concorrentes da Nvidia e da AMD.


Fonte: Intel/Divulgação

No momento, a Intel e os seus parceiros estariam testando configurações da DG2 com 96, 128, 256, 384 e 512 EUs. O modelo topo de linha para desktop seria o SoC 1, que deverá vir com 512 unidades de execução.

Via: Tom's Hardware, Tech Radar
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.