Créditos: Bluepoint Games/ Playstation

Demon's Souls ganha vídeo com detalhes de como os movimentos do jogo ganharam vida

O diretor criativo Gavin Moore e o diretor de animação Chris Torres comandaram um dublê com 20 anos de experiência em 'mocap' para criar os detalhes incríveis do jogo
Por Luiz Schmidt 26/03/2021 11:00 | atualizado 27/03/2021 19:09 Comentários Reportar erro

O Blog oficial da Playstation, acaba de publicar vídeos incríveis sobre como foi realizada a captura de movimentos para o remake de Demon's Souls feito pela Bluepoint Games, com base no original lançado em 2009 pela From Software.

Na postagem, Eric Jacobus, dublê com mais de 20 anos de experiência em mocap (captura de movimentos) para jogos, conta como foi a experiência de trabalhar com Gavin Moore, diretor criativo na Bluepoint Games, e Chris Torres, diretor de animação na Bluepoint Games, para criar o remake de sucesso para o Playstation 5.

Leia a postagem original no Blog da Playstation

Foi um ano e meio de trabalho para realizar todas as capturas de movimentos, além de refazer animações que se mantivessem fiéis ao gameplay. Afinal para a Bluepoint era importante replicar a sensação que os gamers tiveram ao jogar o Demon's Souls original.

Gif 1

- Continua após a publicidade -

A captura de movimentos para o combate do jogo, foi precisa. Ataques, movimentação, esquiva e habilidades, precisaram ser fiéis e esteticamente agradáveis. Gavin dirigiu a intenção e a técnica, e Chris garantiu que as medidas fossem precisas. Cada animação de combate possui 5 fases: pose inicial, antecipação, ataque, recuperação e pose final.

Por se tratar de um jogo Japonês em essência, os movimentos de Demon's Souls possuem muitas poses. Jacob precisou se concentrar nos detalhes de uma recuperação rápida para ataques leves, e demorada para ataques pesados. Além de todas as diferenças de movimentos entre cada classe de armas.

Gif 2

Os movimentos de cada uma das 20 classes de armas foi recriado com dublês. Correr, andar, saltar, frear, virar, girar, tudo combinando padrões de movimentos complexos chamados de "dance cards". O peso das armas também precisou ser considerado durante a gravação. A primeira "dance card" levou um dia inteiro para ser finalizada, porém aos poucos a equipe da Bluepoint Games conseguiu reduzir o tempo de produção para 70 minutos.

- Continua após a publicidade -

Gif 3

Eles também precisaram recriar os NPCs e as cinemáticas. Como Demon's Souls era um lançamento de peso para o PS5, a performance do jogo precisaria ser inteiramente nova e de alta qualidade.

Gif 4

Jacob coordenou a cinemática de abertura, para isso foi preciso contratar os melhores dublês de Hollywood e encenar  a cinemática onde o Herói luta contra 8 inimigos em uma única tomada. A gravação das cinemáticas acontecia em uma sala clara e por isso Gavin e Chris precisavam se manter atentos para garantir o clima pesado e escuro do jogo.

Gif 5

A maior novidade do Remake é sem dúvidas os vários contra-ataques disponíveis. Que podem ser executados pela frente ou costas e são diferentes para cada classe de armas do jogo. Jacob gravou os movimentos do protagonista masculina, enquanto Maggie Macdonald ficou responsável pelos movimentos da protagonista feminina.

Gif 6

O nível de detalhes na animação de Demon's Souls é realmente incrível, e poder assistir esses vídeos da produção do game, mostra a quantidade de trabalho e carinho que o remake recebeu pela Bluepoint Games. Jacob afirma que mesmo com 20 anos de experiência, poder participar de um projeto com forte ênfase na animação e ação japonesa, o ensinou a se movimentar novamente.

Gif 7

 

Via: Playstation Blog
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.