MiTAC revela misteriosa mobo com possível novo chipset Z68

A MiTAC, fabricante com base em Taiwan por trÁs da marca Tyan, revelou em um evento em Taipei uma misteriosa placa mãe para a nova linha de processadores Intel Sandy Bridge que estÁ dando o que falar pela a web.

O que a primeira vista parece ser uma mobo equipada com o chipset P67, e uma anÁlise mais detalhada podemos descartar tal hipótese, em virtude da saída HDMI presente no painel de conexões de entrada e saída (I/O).


(Imagens S|A)


O mistério só aumenta pela impossibilidade do uso do chipset H67, uma vez que a mobo utiliza uma série de componentes bem inusitados ao segmento, como é o caso dos componentes de altíssima qualidade em torno do PWM, do tipo de 10 fases; ou mesmo dos robustos dissipadores de calor dos MOSFETs. Outro fato curioso é o uso de LEDs de debug, bem como dos botões de ligar/desligar e reset, além de 2 portas adicionais SATA III de 6Gbps e USB 3.0.

Para completar o descarte do H67, não possui 2 conectores PCIE x16, muito menos o seletor digital entre os PCI Express, que permite o uso duplo da configuração x8.

- Continua após a publicidade -

Desta forma, as suspeitas recaem sobre o aguardado chipset Z68, que promete explorar ao mÁximo todo o potencial de overclock dos processadores Core ix (Sandy Bridge), permitindo alterações nas configurações da CPU, memória e inclusive da GPU integrada. Além disso, fala-se que o futuro chipset contarÁ com tecnologias especiais para turbinar os SSDs (via cache) e o suporte nativo aos HDs magnéticos com mais de 2.2TB, limitação atualmente presente em vÁrios modelos de placas mães.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.