Créditos: Reprodução/NVIDIA

NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti com 12GB de VRAM pode chegar em maio [RUMOR]

Lançamento desse novo modelo teria sofrido o quinto adiamento

Os rumores sobre o possível chegada ao mercado da GeForce RTX 3080 Ti, futura nova placa de vídeo do segmento topo de linha da Nvidia, já são bem antigos, e o imbróglio envolvendo o lançamento desse modelo ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (24).

Segundo informações apuradas pelo site asiático ITHome, a GeForce RTX 3080 Ti, antes prevista para ser lançada durante o mês de abril, sofreu um novo adiamento, e agora tem seu lançamento marcado para meados de maio. O anúncio teria sido feito de forma interna entre a fabricante e suas parceiras, e seria o quinto adiamento envolvendo esse modelo.

A NVIDIA emitiu internamente um novo anúncio dizendo que o lançamento do modelo da série RTX 30 de próxima geração, a RTX 3080Ti de 12GB, foi adiado novamente, e agora deve ser lançado em meados de maio.

Declaração publicada pelo site ITTech sobre o adiamento da GeForce RTX 3080 Ti

A história envolvendo a "nova RTX 3080" vem desde dezembro do ano passado, quando rumores apontavam para o lançamento de um novo modelo da GeForce RTX 3080 com 20 GB de VRAM, entretanto, a NVIDIA abandonou seus planos de lançar essa nova placa de vídeo. Após isso, a empresa renomeou esse novo modelo como "RTX 3080 Ti", dessa vez trazendo 16 GB de memória de vídeo e chegando no mercado em janeiro de 2021, porém, novamente os planos acabaram sofrendo alterações e sua chegada ao mercado ficou para fevereiro.

- Continua após a publicidade -

Desde então, a GeForce RTX 3080 Ti sofreu alterações em suas especificações, como sua quantidade de CUDA Cores (10240), além de mais uma redução em suas memórias, passando a trazer 12 GB de VRAM. Essa nova placa de vídeo chegaria ao mercado custando US$ 999, brigando diretamente com a AMD Radeon RX 6900 XT.

Com esse novo adiamento, a NVIDIA possivelmente teria planejado o lançamento de duas placas de vídeo no mesmo mês, visto que a GeForce RTX 3070 Ti também possuía rumores de que seria lançada no mês de maio. Entretanto, com a atual situação do mercado de placas de vídeo, que vem sofrendo com a falta de disponibilidade de produtos por diversos fatores, como o novo "boom" das criptomoedas e a escassez de chips por conta da baixa produção provocada pela pandemia da COVID-19, parece que a Nvidia está sendo cautelosa em trazer novos modelos ao mercado.

Por fim, no próximo mês, a Nvidia realizará a Graphics Technology Conference (GTC 2021), onde o CEO da empresa, Jensen Huang, fará uma palestra para apresentar novidades para o mercado. Historicamente, a NVIDIA não revela produtos da linha GeForce na GTC, e com esse adiamento, as chances de vermos novidades para o público gamer são bem remotas.

Via: Videocardz, Guru3D Fonte: ITHome
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.