Créditos: Qualcomm

Snapdragon 8cx da próxima geração aparece no Geekbench com maior pontuação

O processador se equipara performance multi-thead com um Core i7 de 11ª geração
Por Diego Amorim 24/03/2021 10:26 | atualizado 24/03/2021 10:59 Comentários Reportar erro

Recentemente alguém cadastrou resultados de benchmarks do Snapdragon 8cx de terceira geração no banco de dados do Geekbench. O modelo apresentou um considerável avanço em relação a geração anterior e até alcançou uma pontuação em multi-thread bem semelhante ao Intel Core i7-1160G7, de codinome Tiger Lake.

A Qualcomm tem atualizado anualmente seu modelo de CPU para notebooks. Já surgiram rumores de que a terceira geração do Snapdragon 8cx sofrerá uma mudança na arquitetura e, ao invés de equipar quatro núcleos de alto desempenho e mais quatro de baixo desempenho, o novo chip deve contar com oito núcleos iguais que trabalham em frequências diferentes

Qualcomm pode lançar console portátil
com sistema Android no início de 2022

Pelo Geekbench, é posível visualizar a pontuação e mais algumas características do processador, mas o Tom's Hardware montou uma tabela comparando o novo modelo com outras diversas CPUs de concorrentes:


Imagem: Tom's Hardware

Inicialmente, já é possível notar que a terceira geração do Snapdragon 8cx apresentou um desempenho por núcleo bem maior em relação aos antecessores, com um aumento de 24% em relação à segunda geração e 35% em relação ao primeiro modelo lançado. Isso provavelmente se deve à mudança de arquitetura, mas não sabemos como cada núcleo se comportou no teste.

- Continua após a publicidade -

Também vale destacar que a CPU ainda não anunciada apresentou também uma pontuação em multi-thread praticamente empatada com a listada no teste do Core i7-1160G7. Mas comparando com a segunda geração do Snapdragon 8cx, houve um aumento de mais de 60% nessa pontuação.

No entanto, ainda observamos que o Snapdragon 8xc de terceira geração não foi capaz de alcançar uma performance equivalente aos mais recentes modelos Ryzen 9 e ao novo Apple M1. O SoC da Apple, por exemplo, mostrou uma pontuação 74% maior em single-thread que a CPU da Qualcomm.

Podemos ver que o processador que o novo Snapdragon ainda não se equipara com os chips de alto desempenho das concorrentes, mas ele acaba tendo uma pontuação semelhante ao Ryzen 5 2600 no Geekbench. No entanto, precisamos lembrar que esses testes sintéticos não necessariamente refletem condições práticas de uso.


Imagem: Geekbench

Vale destacar que a Qualcomm ainda não anunciou um novo Snapdragon 8cx, mas tudo indica que ele deve ser lançado até o final do ano.

Via: Tom's Hardware Fonte: Geekbench
Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.