Créditos: Epic Games

App da Epic Games Store pode estar consumindo muita bateria do seu notebook

Testes mostraram o aplicativo reduzindo em quase 20% a duração de bateria de um notebook

Durante testes de bateria feitos pelo PC World, foi revelado que o programa da Epic Games reduz o tempo de bateria do notebook testado em cerca de 20% quando está aberto em segundo plano. Esse resultado foi registrado em um notebook equipado com processador Tiger Lake da Intel.

O pessoal do PC World estava realizando testes com o notebook Microsoft Surface Pro 7+ equipado com um processador de 11ª geração da Intel quando perceberam uma inconsistência estranha nos testes de duração de bateria. Assim descobriram que o programa da Epic Games rodando em segundo plano reduzia drasticamente o tempo de bateria do modelo.

Descobrindo isso, a equipe decidiu realizar testes específicos para descobrir qual o impacto do programa na vida útil de bateria. Eles testaram dois notebooks em modo avião comparando a duração da bateria com e sem o aplicativo aberto em segundo plano. Os modelos testados foram o Microsoft Surface pro 7+ com Intel Tiger Lake e Microsoft Surface Laptop 3 equipado com um Ryzen 7.


Resultados com Tiger Lake (Imagem: PC World)

No Microsoft Surface Pro 7+, é possível notar no gráfico acima que eles replicaram diversas situações de uso. Em resumo, quando o aplicativo da Epic Games Store não está em execução há uma grande vantagem para a duração de bateria. A diferença média chega a ser próxima de 20%, que equivalem a quase duas horas de bateria perdida. Em contraste, quando o app da Steam está aberto, o consumo adicional de bateria é mínimo.

- Continua após a publicidade -


Resultados com Ryzen 7 (Imagem: PC World)

Nos testes feitos com o Microsoft Surface Laptop 3, a diferença de duração de bateria é menor mais ainda é perceptível. Com a Epic Games Store aberta em segndo plano, há uma queda de cerca de 8% na duração de bateria, enquando o inicializador da Steam não alterou a duração de bateria nesse modelo.

Após os resultados dos testes, o PC World contatou a Epic por email sobre a questão, a empresa respondeu que "em geral, estamos ativamente trabalhando para melhorar a performance e reduzir o consumo do nosso inicializador"

Vale destacar que o notebook equipado com processador Tiger Lake apresentou uma diferença consideravelmente maior na duração da bateria, mas esse efeito também deve aparecer em outros sistemas. Por isso, a recomendação é sempre garantir que o Epic Games Launcher não esteja em execução no seu laptop quando você não precisar dele.

Via: PC Gamer Fonte: PC World
Tags
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.