Créditos: Sony

PS Store do PS3, PS Vita e PSP serão fechadas em breve [RUMOR]

O anúncio oficial deve ser feito no final desse mês
Por Mateus Alexandre 22/03/2021 14:52 | atualizado 22/03/2021 14:52 Comentários Reportar erro

De acordo com um novo rumor de uma fonte "verificada" pelo portal TheGamer, a Sony está se movimentando para fechar as lojas digitais de seus consoles mais antigos. Caso a especulação seja verdadeira, a PlayStation Store no PlayStation 3, PS Vita e PSP será encerrada de forma permanente e não será mais possível realizar compras de jogos, DLCs e outros add-ons nesses consoles. 

O site diz que o fechamento das lojas no PS3 e PSP vai acontecer no meio desse ano, dia 2 de julho. A store no PS Vita - o portátil e console mais atual dos citados - terá as atividades encerradas um pouco depois, ficando disponível até o dia 27 de agosto para realizar compras. 

A fonte não citou motivos ou nenhuma outra informação relevante referente ao fechamento das lojas digitais nessas plataformas, mas a especulação recorrente é sobre o custo de manter esses servidores para uma base de jogadores cada vez menor por conta de novas gerações e consoles mais atuais. Nesse cenário vemos a importância da preservação digital de jogos online antigos ou que não possuem mais suporte. 

Aparentemente, o anúncio será feito no final desse mês - caso o rumor seja verdade e não há nenhuma alteração nos planos da Sony em decorrência desse vazamento.


Sony/Reprodução

- Continua após a publicidade -

Lançada junto com o PlayStation 3 em novembro de 2006, a PlayStation Store se tornou o ponto de venda principal de títulos digitais na plataforma da Sony. Esteve presente em basicamente todo console com integração digital, incluindo o lendário PSP, PS Vita e, obviamente, PlayStation 4 e 5.

O PS3 teve sua produção encerrada há quatro anos e emplacou 87 milhões de unidades vendidas globalmente. Já o PSP, portátil de grande sucesso da empresa, alcançou 81 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento em 2005.

O PS Vita, considerado um "flop" pela mídia mainstream mas adorado por jogadores de games de nicho, JRPGs e adeptos dos emuladores, vendeu entre 10 a 15 milhões de unidades até então. 

Fonte: TheGamer
Tags
  • Redator: Mateus Alexandre

    Mateus Alexandre

    Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.