Créditos: Playstation

Playstation detalha como lançar um game indie na plataforma

Blog da Sony oferece até dicas de como fazer o "pitch" do jogo

A Sony divulgou em seu blog uma espécie de "passo a passo" de como levar jogos indie para a plataforma Playstation. O texto traz informações de como se tornar um parceiro do Playstation para publicar os games na PSN e até mesmo dicas de como fazer um "pitch" para conseguir um investimento extra da Sony na finalização do projeto.

O primeiro passo para conseguir emplacar seu jogo independente no Playstation é se inscrever no programa de parcerias da plataforma, que tem um site dedicado - o partners.playstation.net. Na inscrição é necessário preencher um formulário com informações básicas do game e do processo de desenvolvimento dele, como o estilo do jogo e a janela esperada de lançamento.

Depois o registro vai pra aprovação e, se passar, é requerido que o desenvolvedor assine um GDPA (Global Developer and Publisher Agreement). Feito isso, o jogo está quase encaminhado para lançamento na plataforma. O estúdio vai ter acesso a ferramentas e ajuda para aprender mais e finalizar o processo de lançar no Playstation. Além disso, é aberta a oportunidade para uma parceria maior no Playstation Indies - ou seja, conseguir um investimento financeiro da Sony para finalizar seu game.

Claro que conseguir dinheiro para o projeto é um pouco mais complicado que apenas lançá-lo na plataforma, mas o Playstation tem umas dicas para este processo também. O post informa dicas para o "pitch" do game, que é o processo de apresentar o projeto a fim de receber recursos.

- Continua após a publicidade -

Um resumo da lista, em tradução livre:

- Oferecer uma descrição breve do seu jogo. Nós queremos saber o que torna seu game único e uma ótima combinação com o Playstation
- Todo grande jogo tem um time excepcional de pessoas criativas fazendo-o. Deixe-nos saber um pouco mais sobre o time e seu background
- Uma figura, ou melhor ainda, uma build vale mais do que 1000 palavras.

O post sugere que a melhor situação é o jogo ter uma build de protótipo, mas capturas em vídeo do gameplay ou até artes conceituais também já servem pra ajudar.

Planos específicos de negócios também serão pedidos nesse "pitch", como em quais plataformas você pretende lançar, detalhes sobre planejamentos de datas, modelo de negócio e assim por diante.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Sony
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.