Créditos: Notebookcheck

Especificações da Asus DG1 revelam que GPU é compatível com só duas placas-mãe

Gráficos dedicados Intel Xe vão exigir um BIOS específico para funcionar

Já faz um bom tempo que a Intel anunciou sua tecnologia Xe para expandir sua presença no segmento de GPUs, que inclusive resultaria na oferta de modelos dedicados para computadores domésticos. Um dos primeiros desses produtos são as placas DG1, que ainda aparecem de maneira bem limitada no mercado. Uma das únicas AIBs a trabalhar com a Intel para modelos DG1 é a Asus, e agora temos uma tabela completa com suas especificações:

- GPU: Intel DG1 80EU
- VGA: 1x DisplayPort, 1x HDMI, 1x DVI-D
- Interface: PCIe 3.0 x4
- Memória: 4GB LPDDR4
- Clock da memória: 4266 MHz
- Resolução: 4096 x 2304 60Hz
- Acessórios: Guia de inicialização rápida
- Modelos compatíveis: Asus Prime H410M-A/CSM e Asus Pro B460M-C/CSM
- Sistema operacional: Windows 10 - 64bit
- Formato: 11 x 17,3 cm

A lista de especificações é oficial e está no próprio site da Asus. Mas os créditos por encontrar as informações vão para a conta @momomo_us no Twitter, famosa por vazamentos de hardware.

Algumas informações da lista se destacam. Pra começar, a placa vai ter uma conexão de cada entre os formatos digitais mais usados atualmente, mas a Asus não especifica qual versão dessas saídas de vídeo vai usar. O pessoal do VideoCardz destaca, no entanto, para não esperarmos HDMI 2.1, já que a Asus DG1 é baseada em Intel Xe-LP e essa arquitetura não suporta este formato do HDMI.

Outra parte interessante que chama bastante a atenção é o fato de que apenas duas placas-mãe da própria Asus suportam a placa de vídeo. E os dois modelos levam CSM, que é uma sigla para Corporate Stable Model - modelo estável de corporação. Ou seja, é uma série dedicada para uso empresarial, com suporte estendido de produto, então ainda não é exatamente uma oferta para o uso doméstico desse modelo de placa de vídeo.

- Continua após a publicidade -

Mas, até o momento, essas duas placas são atualmente as únicas disponíveis para o público final que queira testar pela primeira vez uma Intel Xe dedicada num computador desktop.

Fonte: VideoCardz, Asus
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.