Créditos: Intel

Intel NUC 11 Extreme é o novo "PC compacto" com CPU Core i9-11980HK Tiger Lake-H

O elemento de computação também deve ser equipado com um i7 ou i5 de 11ª geração
Por Diego Amorim 21/03/2021 08:30 | atualizado 21/03/2021 13:01 Comentários Reportar erro

Ontem (19) vazou no site Chiphell um slide da intel mostrando detalhes de um suposto elemento de computação Intel NUC 11 Extreme de codinome Driver Bay equipado com um processador Core i9-11980HK de 45W da geração Tiger Lake-H. O elemento de computação modular pode ser acoplado em diversos projetos de dispositivos compactos mas alta performance de processamento.


Imagem: Chiphell

A imagem vazada no chiphell mostra que suposto novo elemento de computação da intel será lançado com três configurações de processadores disponíveis, que podem corresponder ao Intel Core i9-11980HK, Intel Core i7-11800H ou também o Intel Core i5-11400H. Apesar das configurações de núcleos e threads não estarem disponíveis no slide, muito provavelmente o i9 e o i7 contarão com oito núcleos enquanto o i5 deve contar apenas com seis núcleos.

Esses processadores também estarão equipados com gráficos integrados da Intel que, de acordo com o vazamento, tem suporte para até três monitores em 4k. diversas conexões também estão presentes no dispositivo, como portas Thunderbolt, entradas USB, saída HDMI e saída DisplayPort.

Intel Xe-HPG: Empresa divulga vídeo com
 teaser do novo chip gráfico para games

Além disso, o NUC 11 Extreme deve ser compatível com memórias RAM DDR4 operando em até 3200 MHz, o que é uma grande vantagem em relação ao antecessor Intel NUC 9 que suportava memórias de até 2666 MHz.

- Continua após a publicidade -

Em relação ao armazenamento, é importante destacar que o elemento e computação têm entradas M.2 para SSDs NVMe operando no protocolo PCIe de quarta geração.

O design do novo elemento de computação da Intel não é muito diferente dos seus antecessores. Visualmente é fácil notar que o tamanho, a estrutura e até a ventoinha para resfriamento são extremamente semelhantes. 


Imagem: VideoCardz

A Intel lança esse tipo de elemento de computação com uma conexão PCI-e semelhante a uma placa de vídeo para que eles integrem projetos de hardware muito compactos mas que ainda tenham uma boa performance de processamento.

O melhor exemplo desse uso está no projeto de console customizado da KFC, que basicamente conecta um Intel NUC com uma GeForce RTX num case customizado bem compacto.

- Continua após a publicidade -


KFC Colsole (Imagem: VideoCardz)

Via: Videocardz, Tom's Hardware
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.