Índice do Artigo

Playstation

Sony apresenta novo controle de realidade virtual para PS5

Sony apresenta novo controle de realidade virtual para PS5
Créditos: PlayStation Blog

A Sony apresentou nesta semana um novo par de controles de realidade virtual para o PlayStation 5. Os acessórios fazem parte do sistema de próxima geração de VR da marca e contam com grandes evoluções em comparação ao PS Move, utilizado na versão atual do PSVR.

Logo de cara, é possível perceber que o visual do controle mudou drasticamente em relação ao PS Move, que nasceu na era PS3. Os novo joysticks de realidade virtual contam com um design de “orbe”, que lembra os acessórios presentes nos produtos da Oculus, uma das empresas que ajudou a popularizar o VR para games.

A Sony disse que o design atualizado traz mais liberdade na hora de segurar o controle e traz mais possibilidades para os desenvolvedores. Em publicação no PlayStation Blog, a companhia explica que o produto foi pensado para ser ergonômico e desenvolvido com base na opinião de usuários da marca.

“Aplicamos os aprendizados adquiridos com os nossos usuários que participaram dos testes e seus inúmeros tamanhos de mãos, além de décadas de insights de controles de todas as plataformas PlayStation”, explica Hideaki Nishino, que gerencia a divisão de planejamento de plataformas da Sony. “O resultado é um design icônico que mudará a maneira como os jogos de realidade virtual são jogados.”

Efeito DualSense

A Sony também revelou que o novo controle traz conceitos e funções inspiradas no DualSense, o joystick do PS5. O produto inclui gatilhos adaptáveis similares ao acessório do PlayStation 5, que variam a tensão dependendo de momentos do jogo.

Os controles de realidade virtual também incluem resposta tátil. Assim como o DualSense, os acessórios possuem sensores para simular texturas e sensações. “Quando você estiver atravessando um deserto rochoso ou trocando golpes em um combate corpo a corpo, você sentirá a diferença, ampliando a extraordinária experiência visual e de áudio, que são tão essenciais para VR”, explica a Sony.

O produto também conta com detecção de toque e consegue identificar a posição do polegar. “Isso permite que você faça gestos mais naturais com as mãos durante o jogo”, explica a companhia.

A empresa também diz que os controles trazem um novo anel de acompanhamento na parte inferior para trabalhar com o headset VR. Em relação aos botões, o produto traz os mesmos padrões clássicos de teclas de controles PlayStation, mas com uma configuração pensada para melhorar a experiência em realidade virtual.

Segundo a Sony, o novo controle será distribuído para desenvolvedores em breve. A companhia também promete revelar em breve mais detalhes sobre o sistema de realidade virtual do PS5, mas ainda não temos datas para isso acontecer.

YouTube video

Via: PlayStation Blog

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções