Créditos: Montagem (RAM: Endgadget)

TrendForce: Memórias RAM irão aumentar 18% ainda no segundo trimestre de 2021

Isso também afeta memórias destinadas a GPUs, que podem aumentar em até 15%

Na última terça-feira (16) a TrendForce publicou um artigo mostrando que os preços de memórias RAM devem subir ainda mais a partir do segundo trimestre desse ano (que começa mês que vêm) graças à alta demanda e dificuldade de manter os estoques.

Bem vindos a mais uma notícia que aborda a crise de demanda de componentes eletrônicos graças à pandemia da COVID-19. Assim como diversas peças do PC, as memórias RAM vão ficar mais caras graças ao aumento da demanda pelo componente e pelas dificuldades da produção de componentes pelas manufaturadoras. 

A TrendForce estimou os aumentos de cada tipo de memória RAM e resumiu as informações em uma tabela:


Imagem: TrendForce

Já é possível notar que já houve um aumento nos preços de DRAM nesse primeiro trimestre do ano, equivalente a, aproximadamente, 3% a 8%. Então os próximos aumentos ainda vão acumular com a porcentagem anterior do começo do ano. 

De acordo com a tabela, os módulos de memória DDR4 para computadores devem sofrer um aumento entre 13% e 18%, enquanto módulos que operam em DDR3 sofrerão um aumento ainda maior, de 15% a 20%.

- Continua após a publicidade -

Enquanto isso, as memórias para servidores devem sofrer um aumento de até 20%, assim como a DRAM voltada para smartphones devem ficar até 15% mais caras no segundo semestre desse ano.

É importante (e talvez um pouco triste) destacar que as memórias voltadas para chips gráficos também sofrerão um aumento de cerca de 10% a 15%. O mercado de placas de vídeo têm sofrido ainda mais por conta da alta demanda, da dificuldade das fabricantes em manterem os estoques por problemas na produção e também graças à mineração de criptomoedas, que faz mineradores disputarem o pequeno estoque com o público gamer.

Já comentamos aqui que a Nvidia tentou implementar um limitador de mineração na RTX 3060, mas a própria fabricante quebrou esse barramento sem querer. Já a AMD afirmou que não vai implementar nenhuma limitação, mas deve lançar modelos específicos para mineradores futuramente.

Via: TechPowerUp Fonte: TrendForce
Assuntos
Tags
gpu
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Em jogos single-player como Resident Evil Village, você prefere:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.