Créditos: AMD

Van Gogh: Nova geração de APUs da AMD aparece com suporte a DDR5 em quad-channel

As APUs devem ser equipadas com gráficos integrados RDNA 2
Por Diego Amorim 19/03/2021 10:09 | atualizado 20/03/2021 08:40 Comentários Reportar erro

Ontem (18) um dos engenheiros da AMD postou um boot log mostrando alguns detalhes sobre uma amostra de engenharia de uma APU de quatro núcleos AMD da nova geração Van Gogh. As informações de memória indicam suporte a RAM DDR5 operando em quad-channel. 

É bem provável que a nova geração de APUs da AMD tentam um design bem próximo do SoC do Xbox Series S/X e do Playstation 5, que também foi desenvolvido pela empresa. Isso indica que provavelmente haverá gráficos integrados da arquitetura RDNA 2.

No boot log compartilhado, há uma parte em que está escrito "[drm] RAM width 256bits DDR5", o que indica que a APU em questão têm suporte para memórias DDR5 com interface de 256bit, que corresponde a largura de banda de uma configuração de módulos em quad-channel.

O suporte ao DDR5 em quad channel realmente faz sentido quando consideramos que a APU terá gráficos RDNA 2, que precisa de uma boa largura de banda para funcionar bem. 

Também vale destacar que o codinome da placa mãe usada nessa APU é Chachani-VN, mas não sabemos mais nada sobre ela. No entanto, codinomes já aparecerem em rumores anteriores: Cleadon, uma placa para notebooks em interface FP6; Mytle, uma placa para desktops com socket AM4 e Artistic que ainda não tem informações detalhadas. No boot log compartilhado há menção somente ao codinome Celabon, então é bem provável que essa APU esteja equipando um notebook.

- Continua após a publicidade -

As informações sobre essa amostra de engenharia da APU de quatro núcleos em Zen 2 e RDNA 2 foram tiradas do Linux Kernel boot log. O modelo foi registrado como AMD Eng Sample: 100-000000405-03_35/24_N, family: 0x17, model: 0x90, stepping: 0x1.

Por enquanto a AMD não divulgou muitas informações sobre a nova geração Van Gogh de APUs, mas em breve mais detalhes devem surgir. Enquanto isso vocês podem conferir o que uma APU atual da AMD consegue entregar em jogos na live de ontem do Ainda Vale a Pena no nosso canal do Youtube: 

Via: TechPowerUp, Tom's Hardware Fonte: FreeDesktop Lists
Assuntos
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.