Créditos: Intel

Intel Xe-HPG: Empresa divulga vídeo com teaser do novo chip gráfico para games

O Xe-HPG pode ter 5 vezes mais unidades de execução que o Xe-LP

Ontem (18) a conta oficial da Intel Graphics no twitter compartilhou um pequeno vídeo de teaser da sua nova linha de chips gráficos Xe-HPG (High Performance Gaming) que, como o próprio nome indica, é voltado para equiparem máquinas gamers.

O vídeo compartilhado em si é extremamente simples e direto. Basicamente há inicialmente um chip gráfico Intel Xe-LP (Low Power) sendo atingido por um raio de energia é expandido, se tornando o novo chip Intel Xe-HPG. Resumidamente esse vídeo apenas indica que o modelo HPG vai ser mais "poderoso", mas há alguns detalhes importantes que precisam de destaque.

AMD confirma FidelityFX Super Resolution (FSR)
 para 2021 como resposta ao DLSS

No momento da transformação, o chip mais básico se expande e fica mais espesso. Surge uma grade lateral com blocos mostrando que o Xe-HPG tem uma espessura de 5 desses blocos, o que pode ser uma dica para esperarmos uma quantidade 5 vezes maior de Unidades de Execução que o modelo mais discreto.


Imagem: Intel

- Continua após a publicidade -

Como o Intel Xe-LP tem no máximo 96 Unidades de Execução, isso indicaria que o Intel Xe-HPG teria cerca de 480 Unidades de Execução. É bom destacar que alguns rumores indicaram 128 Unidades de Execução no modelo LP, mas esse chip nunca foi lançado.

Além disso, por um breve período também é possível ver um código em binário no canto do chip Intel Xe-HPG, mas ainda não sabemos o que essa mensagem significa. O código é o seguinte: 00100011 10100000 11101101 11010000.


Imagem: intel

Rumores indicam que haverão três placas de vídeo da linha Intel Xe-HPG: Uma com 512, outra com 384 e mais uma com 128 Unidades de Execução. O arquiteto chefe de GPUs da empresa já afirmou que o modelo topo de linha pode competir diretamente com placas como a Big Navi.

A intel ainda detalhou muito pouco sobre suas novas placas de vídeo Xe-HPG, mas já sabemos que seus componentes serão fabricados por terceiros. A arquitetura Intel Xe-HPG deve ser lançada no final desse ano.

Via: Videocardz Fonte: Intel (Twitter)
Assuntos
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.