
Graças a fã, GTA Online ganha update que reduz drasticamente tempos de carregamento
Rockstar implementou atualização depois do usuário "t0st" encontrar vários problemas no código do jogoApesar de seu gigante sucesso e popularidade, Grand Theft Auto 5 ainda sofre com alguns problemas, principalmente relacionados ao tempo de carregamento para o modo online (conhecido como GTA Online), onde muitos jogadores relatam uma grande demora para entrar no multiplayer do jogo.
Esses relatos vêm desde o lançamento do jogo para PC em 2015, e desde então, a Rockstar não encontrou uma solução para esse problema. Indignado com essa situação, no começo desse mês de março, o usuário "t0st" resolveu colocar a mão na massa e começou a analisar o que poderia estar causando os longos tempos de carregamento para o GTA Online, que chegavam em até 10 minutos.
Após a investigação, t0st concluiu que os problemas estavam relacionados, em parte, a alguns códigos terrivelmente otimizados e um arquivo JSON de 10 MB contendo 63.000 entradas de itens. Cada vez que um item era encontrado, o código fazia a verificação novamente, e novamente, e novamente...podendo chegar até 1.984.531.500 checagens no código.
Além disso, o modder também verificou que o GTA V estava utilizando apenas um único núcleo da CPU no momento de carregamento, causando um grande gargalo. Após algumas correções que otimizaram o código, t0st foi capaz de reduzir o tempo de carregamento para até 70% em relação ao tempo original.
Após a publicação e repercussão do artigo mostrando com detalhes alguns dos erros no código do jogo, na última segunda-feira (15), através do site PC Gamer, a Rockstar confirmou que entrou em contato com t0st para agradecer seu trabalho e que iria implementar as melhorias em uma atualização. Não demorou muito, e na terça-feira (16), a desenvolvedora já lançou o patch para o PC, de cerca de 380 MB, com as implementações feitas por t0st.
De acordo com relatos de outros usuários, as melhorias são significamente visíveis, com tempos de carregamento bem menores para entrar no GTA Online. Já t0st, pelo seu trabalho, acabou embolsando US$ 10.000 por meio do programa Bug Bounty da Rockstar, que normalmente é dado para pessoas que descobrem problemas de segurança ou privacidade nos jogos online da Rockstar, mesmo assim, o estúdio decidiu conceder a recompensa "como uma exceção".
Fonte: Eurogamer, PC GamerCom o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?