Créditos: Foto/Adrenaline

Driver da Nvidia remove limitador para mineração da RTX 3060

Driver GeForce 470.05 foi distribuído pela própria Nvidia para desenvolvedores
Por Odir Brüggmann Filho 15/03/2021 16:32 | atualizado 15/03/2021 16:35 Comentários Reportar erro

O limitador de hash rate implementado pela Nvidia na GeForce RTX 3060 já foi superado menos de um mês após o lançamento da placa.

O fato, que já havia sido ventilado, foi inicialmente confirmado pelos portais alemães HardwareLuxx.de e ComputerBase. Para contornar a trava imposta pela Nvidia, basta instalar um driver específico, o qual foi lançado pela própria empresa.

Não está claro se esta é uma decisão deliberada da companhia ou um erro técnico.

O NVIDIA GeForce 470.05 driver foi distribuído para desenvolvedores e utilizando a plataforma Windows Insider Program. Segundo o ComputerBase, apenas a instalação desse driver já garante a mineração de Ethereum em nível máximo, sem ser necessário atualização da BIOS.

(Créditos: HardwareLuxx e ComputrBase via VideoCardz)

- Continua após a publicidade -

A implementação do limitador de hash rate visava diminuir a eficiência da mineração de criptomoedas utilizando a Nvidia GeForce RTX 3060. Cortando a eficiência da mineração pela metade, era esperado que a placa tivesse seus estoques direcionados ao público alvo: os gamers.

Agora os mineradores tem a oportunidade de ainda assim adquirir a RTX 3060, instalando o driver versão 470.05 e ignorando as solicitações futuras de atualização.

Este fato contradiz o Diretor Global de Relações Públicas da GeForce Bryan del Rizzo. Respondendo a um usuário do Twitter, Bryan disse há cerca de um mês que o limitador consistia em uma liga entre software, hardware e BIOS.

Ainda assim, há quem espere que a mineração de criptomoedas com placas gamers saia de uso. A consultoria JPR, especializada no mercado de GPUs, acredita que a migração do Ethereum para versão 2.0 diminua a rentabilidade, forçando a busca por modelos mais econômicos energeticamente.

- Continua após a publicidade -

Na outra direção, o valor do mercado das criptos segue aumentando, apesar da correção nos preços ocorrida hoje.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz Fonte: HardwareLuxx, ComputerBase
  • Redator: Odir Brüggmann Filho

    Odir Brüggmann Filho

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.