Créditos: Divulgação / Gigabyte

AMD resolveu problema com USB em Ryzen 3000 e 5000 - Update chega em abril

Atualização do AGESA começará a ser liberada em abril

A AMD afirma que os problemas relacionados a portas USB de placas-mãe séries 500 e 400 já foram identificados e atualização da BIOS deve ficar disponível para os usuários no começo de abril.

Pouco menos de um mês atrás, a AMD começou a coletar informações em fóruns do Reddit sobre diversos tipos de problemas em portas USB de placas-mãe das séries4 00 e 500, que variavam desde falhas de conexão ou desligamento das portas USB, não identificação de dispositivos como mouses, teclados, headesets VR, som com ruídos em dispositivos de áudio USB. Os problemas que afetavam processadores Ryzen 3000 e Ryzen 5000 em placas de diversos chipsets como os X570, X470, B550, e B450, por exemplo.

Algumas soluções temporárias foram sugeridas aos usuários, como desabilitar o modo PCIe 4.0 das conexões, retornando ao formato PCIe 3.0 ou desabilitar ‘C-States’ através de modificações na BIOS. Essas alternativas, entretanto, não resolviam o problema para todos os usuários, além de serem um tanto frustrantes por desabilitar algumas das principais inovações das placas afetadas.

Após análises dos dados coletados, supõe-se que uma função de economia de energia não desenvolvida totalmente afetaria, não apenas, mas principalmente processadores Vermeer Zen3 Série 5000, levando a falhas de alimentação das portas USB e causando os problemas, mas não há confirmação ou mais detalhes sobre a questão.

- Continua após a publicidade -

Apesar de não ter revelado exatamente a fonte dos problemas, a AMD já identificou e afirmou em postagem de seu fórum no Reddit que as fabricantes de placas-mãe dos modelos afetados receberão a nova versão do AGESA que corrige esses problemas, as versões finais deverão estar disponíveis para download nas páginas das fabricantes parceiras até abril.

Cada fabricante possui sua política própria para liberar atualizações de BIOS, então é possível que alguns modelos específicos possam receber versões BETA da nova BIOS antes desse prazo, já com a AGESA 1.2.0.2.

A AMD solicitou que usuários que estiverem enfrentando problemas com suas portas USB em processadores Ryzen 3000 e Ryzen 5000 entrassem em contato com o seu serviço de atendimento ao consumidor.

Fonte: Videocardz.com, Tom's HARDWARE
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.