Créditos: Reprodução / Ragnarok M: Eternal Love Android

Atualização de Google Play Games pode facilitar alternar entre contas

O código com strings que sugerem simplificação não é da build final

A Google pode implementar futuramente funcionalidade que permite alternar entre contas do Google Play com facilidade, facilitando o processo para quem possui múltiplas contas no mesmo dispositivo.

Aparentemente, segundo uma análise de um APK recente do Google Play Games v2021.08.24917, algumas linhas de código sugerem que o próprio aplicativo Google Play Games permitirá ao usuário trocar qual a conta padrão para cada jogo.

É bem comum, mesmo para o usuário padrão, possuir mais de uma conta Google, geralmente para fins diferentes, mas especialmente para quem utiliza seus dispositivos móveis também para jogar, seja em jogos que é possível se beneficiar gerenciando múltiplas contas, seja para pais que permitem que os filhos joguem em seus celulares ou tablets, mas prefere que eles o façam em uma conta própria com algumas restrições e sem informações de pagamento cadastradas.

Até o momento, são poucos os jogos que permitem que o processo de troca de contas seja feito com facilidade, e alguns deles nem dão essa opção, mesmo em jogos de publishers grandes.

- Continua após a publicidade -

Em Simcity BuildIt, versão mobile do simulador de construir cidades, ainda que hoje o processo esteja bem mais simples e intuitivo, até bem pouco atrás exigia que o jogador desinstalasse o jogo, fizesse o tutorial inteiro antes de poder entrar com outra conta, pois o processo de seleção só era permitido no momento de vincular a plataforma na qual o progresso ficaria salvo, Facebook ou Google, e ainda assim nos primeiros meses de seu lançamento em 2014 a conta Google só tinha funcionalidade de registrar conquistas, e não o progresso. 

Ragnarok M: Eternal Love, por sua vez, mesmo já em sua versão 2.0, apenas a troca de contas do Facebook permite uma troca menos penosa, solicitando que o jogador entre com as credenciais na tela inicial sempre que optar pela conta do Facebook.

- Continua após a publicidade -

Já com a conta Google, uma vez vinculada, o jogo só permite que a conta seja alterada indo nas configurações de contas do telefone e altere qual a conta padrão será utilizada para acessar o Google Play, e ainda assim o processo só funciona se após feito isso o jogador limpar o cache do jogo.

Caso o código identificado no APK em questão ainda esteja presente na versão final que será liberada em uma atualização futura, ao trocar de conta Google todo o progresso local associado à conta seria apagado, permitindo que ao entrar com outra conta, a sincronização de progresso seja feita novamente, não exigindo mais que os jogadores precisem reinstalar os jogos ou limpar todos os dados locais e cache dos mesmos quando desejar ou necessitar entrar com uma conta secundária ou de um filho, sobrinho ou amigo em seu dispositivo.

Fonte: XDA Developers
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.