Créditos: Intel

Vazam supostas especificações dos Intel Core i7 e i9 da 11º geração

Comparativos mostram i9-11900K batendo a performance do Ryzen 9 5950X

Recentemente, supostos slides da Intel foram vazados em uma rede social chinesa chamada Weibo. As imagens divulgam especificações e comparativos de performance entre processadores Core i9 e i7 da próxima geração Rocket Lake, e mostram um salto de 8 a 14% de performance em games em relação a 10º geração Intel Core, além de vantagem sobre o Ryzen 9 5950X.

Especificações Rocket Lake
Imagem Reprodução/Weibo

A tabela de especificações mostra que tanto o i7 quanto o i9 serão equipados com 8 núcleos e 16 threads, sendo que praticamente a única diferença entre as duas é a tecnologia Thermal Velocity Boost (TVB) do i9, que empurra a sua frequência de boost para até 5.3 GHz. Enquanto isso, o melhor Core i7 chega na frequência máxima de boost de 5.0 GHz.

Os modelos com final K terão um TDP de até 125W e poderão alcançar frequências boost mais altas, além de terem frequência base de 3,5GHz. Os processadores "normais" terão um TDP mais baixo de 65W e frequência base de operação reduzida para 2.5 GHz. Já os modelos com final T terão apenas 35W de TDP e com frequências ainda mais limitadas, como o i7-11700T que alcança um máximo de 4.5 GHz e seu clock base é de 1.4 GHz. Vale lembrar que o sufixo F indica que a CPU não contará com gráficos integrados.

Comparativo processadores
Imagem: Reprodução/Weibo

- Continua após a publicidade -

Outra imagem mostra gráficos comparando a performance do i9-11900K com o seu semelhante da geração passada, o i9-10900K em games. Quatro jogos diferentes aparecem no gráfico, testados em 1080p na qualidade alta. Assim, o maior salto de desempenho aparece em Microsoft Flight Simulator (+14%). No entanto, não há um indicativo de como foram feitas essas comparações, mas provavelmente esses cálculos forma feitos a partir da média de quadros em um cenário específico ou benchmark.

Outros gráficos também surgiram nas redes sociais. Um deles compara os resultados do i9-11900K com o Ryzen 9 5950X no PCMark 10, em que há uma vantagem para o processador da Intel. Outro compara a performance desses mesmos processadores em alguns jogos, em que há uma vantagem de 2 a 8% também para a CPU da Intel.

Comparativo Intel AMD
Imagem: Reprodução/VideoCardz

Comparativo Intel AMD em games
Imagem: Reprodução/TechPowerUp

Os novos processadores da Intel da geração Rocket Lake-S serão lançados dia 30 de março de 2021.

Via: TechPowerUp, VideoCardz
Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.