
Ryzen 3 5300G, possível nova APU baseada em Zen3, aparece a venda no eBay por US$ 177
Processador contaria com 4 núcleos, 8 threads e GPU integrada Vega 8Entre os diversos processadores que a AMD ainda deverá introduzir no mercado este ano é a nova geração de APUs para desktops, que devem ter o codinome "Cezanne'", e por algum estranho motivo, já é possível encontrar um dos modelos não anunciados a venda.
Conforme descoberto pelo usuário do Twitter @harukaze5719, o possível novo Ryzen 3 5300G apareceu recentemente a venda através do eBay. Essa APU estaria sendo vendida no mercado alternativo como uma unidade de engenharia, versão essa destinada para testes realizados por fabricantes parceiras, e não contaria com o cooler ou caixa e com preço sugerido de US$ 177.
O nome real dessa nova APU não é totalmente certo, sendo uma suposição baseada no que já foi feito pela AMD no passado, mas o que se sabe é que esse processador contaria com 4 núcleos e 8 threads baseados na microarquitetura Zen3, com um clock base de 3,5 GHz. Na parte de GPU, a APU traria gráficos integrados com 8 núcleos ainda baseados na arquitetura Vega.
Na descrição do produto, o vendedor, que se chama "Hugohk", diz que o suporte da CPU ainda é bastante limitado, com muitas das placas-mãe que estão atualmente disponíveis no mercado não trazem suporte total as APUs Cezanne. Prova disso, por exemplo, está no problema relatado na instalação do driver do gráfico integrado.
Para provar que sua unidade de engenharia se trata mesmo de uma APU da linha Cezanne, Hugohk publicou uma série de capturas e até mesmo um vídeo mostrando o processador funcionando. O vendedor também trouxe alguns detalhes do desempenho do Ryzen 3 5300G, comparando com outros processadores presentes no mercado.
Comentando sobre os resultados apresentados no vídeo, o Ryzen 3 5300G, que conta com todos os avanços da microarquitetura Zen3, consegue bons resultados no Cinebench R15 e R20, com pontuação superior a outros processadores como o Ryzen 3 PRO 4350G. Já para realizar os testes em jogos, Hugohk teve que utilizar drivers não-oficiais para ser possível utilizar a GPU integrada do processador, onde nos dois títulos testados, a APU teve um desempenho satisfatório, chegando a bater 95 FPS na configuração "baixa" em Full HD em Battlefield 4.
Com a baixa disponibilidade de placas de vídeo no mercado, o Ryzen 3 5300G poderia chegar ao mercado como uma alternativa barata para quem busca jogar no PC. A AMD não se pronunciou sobre possíveis lançamentos de CPUs para os próximos meses, porém, com os recentes vazamentos, é possível vermos novidades sobre a linha Cezanne em breve.
Fonte: PCGamer, VideocardzCom o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?