Créditos: Reprodução/TechPowerUp

Ryzen 3 5300G, possível nova APU baseada em Zen3, aparece a venda no eBay por US$ 177

Processador contaria com 4 núcleos, 8 threads e GPU integrada Vega 8

Entre os diversos processadores que a AMD ainda deverá introduzir no mercado este ano é a nova geração de APUs para desktops, que devem ter o codinome "Cezanne'", e por algum estranho motivo, já é possível encontrar um dos modelos não anunciados a venda.

Conforme descoberto pelo usuário do Twitter @harukaze5719, o possível novo Ryzen 3 5300G apareceu recentemente a venda através do eBay. Essa APU estaria sendo vendida no mercado alternativo como uma unidade de engenharia, versão essa destinada para testes realizados por fabricantes parceiras, e não contaria com o cooler ou caixa e com preço sugerido de US$ 177.

O nome real dessa nova APU não é totalmente certo, sendo uma suposição baseada no que já foi feito pela AMD no passado, mas o que se sabe é que esse processador contaria com 4 núcleos e 8 threads baseados na microarquitetura Zen3, com um clock base de 3,5 GHz. Na parte de GPU, a APU traria gráficos integrados com 8 núcleos ainda baseados na arquitetura Vega.

Na descrição do produto, o vendedor, que se chama "Hugohk", diz que o suporte da CPU ainda é bastante limitado, com muitas das placas-mãe que estão atualmente disponíveis no mercado não trazem suporte total as APUs Cezanne. Prova disso, por exemplo, está no problema relatado na instalação do driver do gráfico integrado.

- Continua após a publicidade -

Para provar que sua unidade de engenharia se trata mesmo de uma APU da linha Cezanne, Hugohk publicou uma série de capturas e até mesmo um vídeo mostrando o processador funcionando. O vendedor também trouxe alguns detalhes do desempenho do Ryzen 3 5300G, comparando com outros processadores presentes no mercado.

Comentando sobre os resultados apresentados no vídeo, o Ryzen 3 5300G, que conta com todos os avanços da microarquitetura Zen3, consegue bons resultados no Cinebench R15 e R20, com pontuação superior a outros processadores como o Ryzen 3 PRO 4350G. Já para realizar os testes em jogos, Hugohk teve que utilizar drivers não-oficiais para ser possível utilizar a GPU integrada do processador, onde nos dois títulos testados, a APU teve um desempenho satisfatório, chegando a bater 95 FPS na configuração "baixa" em Full HD em Battlefield 4.

Com a baixa disponibilidade de placas de vídeo no mercado, o Ryzen 3 5300G poderia chegar ao mercado como uma alternativa barata para quem busca jogar no PC. A AMD não se pronunciou sobre possíveis lançamentos de CPUs para os próximos meses, porém, com os recentes vazamentos, é possível vermos novidades sobre a linha Cezanne em breve.

Fonte: PCGamer, Videocardz
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.