Créditos: Créditos: Divulgação Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., Ltd.

Apple e TSMC estão começando o desenvolvimento de um chip de 2nm

Parceria entre as empresas está rendendo bastante para a fabricante do iPhone, que também já garantiu o primeiro lote de chips de 3 nanômetros

A Apple surpreendeu o mundo da tecnologia com o lançamento de seu primeiro processador proprietário, lançado em novembro do ano passado. O Apple M1 é o primeiro processador com litografia de 5 nm disponível para o mercado de computador pessoal e, segundo alguns rumores recentes, a empresa pode estar indo mais além e já estar desenvolvendo um novo chip de 2 nanômetros

Segundo o portal taiwanês United Daily News, a Apple está novamente trabalhando junto a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., Ltd. (TSMC), mesma fabricante de semicondutores que trabalhou no desenvolvimento do M1, para o desenvolvimento do novo processo.

O portal afirma que as empresas já estão focadas na transição do processo do, ainda não lançado, chipset de 3 nanômetros. Porém a fabricante taiwanesa ainda está focada no lançamento desta última litografia, principalmente para cumprir seus contratos com diversas empresas.

Veja mais sobre o Apple M1.


Créditos: Divulgação Apple

- Continua após a publicidade -

Devido a isso, os planos para o desenvolvimento de uma litografia de 2 nanômetros ainda está apenas no começo, com a TSMC fazendo as preparações iniciais para as futuras fábricas que farão os chips. Esses rumores vão de encontro com algumas informações recentes que afirmam que a fabricante de semicondutores havia firmado um acordo de produção de um processo de 2 nm para uma empresa, mas sem informações sobre qual seria o cliente.

Agora a TSMC vai focar primeiro no lançamento e entrega dos seus chips de 3 nanômetros, que tem como principal clientes tanto a própria Apple como a Intel. Inclusive, com a última realizando uma pedida tão grande que a empresa taiwanesa está construindo uma nova fábrica na cidade de Baoshan, no condado de Hsinchu, em Taiwan.

Além da Intel, a Apple também é outra grande compradora para os processos de 3 nm, inclusive conseguindo o primeiro lote desses chips. É esperado que a fabricante do iPhone lance toda uma nova linha de produtos com essa nova versão de processadores.

Mas mesmo esse processo ainda vai demorar para ser lançado, a TSMC espera começar a produção em massa da sua litografia de 3 nm até 2022, já o processo de 2 nanômetros está previsto para uma produção experimental apenas para 2023.

Fonte: Mundo Conectado, United Daily News
Tags
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.