Créditos: Divulgação/GameStop

GameStop busca acelerar sua transformação para o meio digital

Companhia quer criar valor duradouro para seus acionistas com uma operação moderna
Por Odir Brüggmann Filho 10/03/2021 12:00 | atualizado 10/03/2021 12:00 Comentários Reportar erro

A GameStop planeja acelerar sua transformação para o meio digital. Em comunicado oficial emitido na última segunda-feira, os diretores da empresa anunciaram a formação de um grupo específico para o tema.

O Comitê de Planejamento Estratégico e Alocação de Capital terá como função oficial identificar iniciativas que modernizem a empresa e ampliem seus negócios em e-commerce.

O impacto nas expectativas sobre a empresa foi imediato. Ainda na segunda-feira, as ações da companhia subiram mais de 27%. Um crescimento de 41% aumentou o ritmo no dia seguinte.

(Loja GameStop em Nova York - Créditos: Reprodução/Nick Zieminski/Reuters)

A confiança depositada no novo comitê parece ter fundamento, já que o anúncio veio acompanhado de algumas medidas já tomadas:

- Continua após a publicidade -
  • Escolha de um CTO (Diretor Chefe de Tecnologia);
  • Contratação de dois novos executivos para as funções de e-commerce e cuidado ao cliente;
  • Anúncio de plano de sucessão para o cargo de CFO (Diretor Chefe de Finanças) e início de busca por um CFO com experiência relevante em tecnologia ou e-commerce.

Com essas ações e as que estão por vir, a comissão espera "identificar iniciativas que transformem a GameStop em um negócio de tecnologia e ajudem a criar valor duradouro para seus acionistas".

O comunicado ainda menciona responsabilidades de "avaliar áreas quem incluem os objetivos operacionais atuais da GameStop", o que pode ser sinal da manutenção de suas lojas físicas.

As iniciativas para modernizar a operação da companhia, originalmente uma gigante do varejo de games, vêm após um controverso movimento especulativo orquestrado por meio da rede social Reddit.

Nele, investidores se organizaram para comprar simultaneamente as ações da empresa, inflando de maneira artificial os preços e causando prejuízos a especuladores que apostavam na direção contrária.

Na época, a GameStop tinha suas ações em uma baixa histórica devido às grandes dificuldades em competir com seus concorrentes digitais.

- Continua após a publicidade -

Fechando lojas e apostando em um novo modelo de negócios já em 2019, a empresa sofreu ainda mais com a pandemia que se instalou em 2020.

O número de locais físicos teve então de diminuir em ritmo mais acentuado, mas as dívidas continuaram se acumulando. Desde então, a companhia direcionou seus esforços para o meio digital, como esta parceria com a Xbox para vendas dentro do console.

Via: TweakTown, yahoo! Finance, Bloomberg Fonte: GameStop
Tags
  • Redator: Odir Brüggmann Filho

    Odir Brüggmann Filho

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.