Créditos: AMD / CES 2021

Processador AMD EPYC de 3ª geração terá modelo TOP com 64 núcleos Zen3

Evento de lançamento acontece dia 15 de março às 13h (horário de Brasília)

A 3ª geração do novo processador EPYC Série 7003 da AMD será apresentado ao público no dia 15 de março às 13h (horário de Brasília). Quem quiser poderá acompanhar o lançamento ao vivo da nova geração de CPUs para o mercado de Datacenters através do site oficial da empresa.

O processador EPYC 7003 recebeu o codinome Milan e terá 64 núcleos Zen 3, prometendo aumento de performance considerável ao ser comparado com seus conterrâneos: Naples (EPYC 7001) e Rome (EPYC 7002). Além disso, o EPYC Milan irá oferecer 128 linhas PCle, oito canais de memória DDR4, e promete pelo menos ganho de +19% em IPCs (Instruções Por Ciclo).

Processador Milan terá 64 núcleos Zen 3, 128 canais PCle, 8 canais de memória DDR4

Foi durante a CES 2021, que aconteceu de 11 a 14 de janeiro, que a empresa mostrou pela primeira vez um pouco do EPYC Milan. No evento, a AMD anunciou que a 3ª geração obteve desempenho  68% superior ao Intel Xeon 6258.

Existem inúmeras dúvidas em relação a performance exata do produto. Porém a indústria precisará esperar somente até o dia 15 de março para conhecer em primeira mão o potencial do EPYC 7003, que promete bons ganhos de desempenho.

- Continua após a publicidade -

O  evento de lançamento terá a presença da CEO da AMD Dra Lisa Su, o VP executivo de tecnologia e engenharia Mark Papermaster, o VP sênior e gerente geral de datacenter Forrest Nod, e também a gerente geral da unidade de negócios de servidor, Dan McNamara. 

A AMD vem ganhando destaque no mercado de processadores para workstations e servidores ao oferecer ganhos de custos e a construção de CPUs mais rápidas e seguras. A linha de processadores EPYC  da AMD é pensada para servidores, enquanto os processadores das linhas Ryzen e Threadripper são feitos para desktops.

E mesmo antes do lançamento, rumores indicam que o EPYC 7003 será o último com soquete SP3, e a empresa planeja lançar em 2022 um processador de nova geração de codinome "Genoa", esse baseado em um novo soquete.

Fonte: Servethehome, Tech Power Up, Anandtech
Assuntos
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.