Créditos: AMD

AMD pode estar preparando GPUs para mineração baseadas em RDNA [RUMOR]

As placas devem ser baseadas ainda na primeira geração da arquitetura

Na última atualização do AMD Direct Rendering Manager (DRM), houve uma aparição da GPU da AMD de codinome Navi 12, que não foi equipada em nada a não ser em dispositivos Mac com a Radeon Pro 5600M. Por isso, é possível especular que tanto a Navi 12 quanto a Navi 10 podem fazer parte de futuras placas da AMD voltadas para mineração de criptomoedas.

Após a Nvidia se posicionar em relação a influência dos mineradores em suas placas de vídeo voltadas para jogos, é esperado que a AMD também corra atrás de alguma solução para essa questão como resposta em algum momento, e agora temos um dos primeiros indícios de que algo está a caminho.

Além dessa menção à Navi 12 no AMD Direct Rendering Manager, em novembro do ano passado um vazador popular identificado por KOMACHI revelou que a AMD estaria desenvolvendo mais três placas de vídeo: RX 5700XTB, RX 5700B e RX 5500XTB. A letra B em todos eles seria da inicial de blockchain, indicando que os modelos seriam específicos para mineração de criptomoedas.

RDNA
Imagem: AMD

Essas novas placas devem ser baseados ainda na primeira geração da arquitetura RDNA, além de provavelmente contarem com 2560 Stream Processors. No entanto, ainda não há indícios de quais serão as configurações de memória adotadas.

- Continua após a publicidade -

Vale ressaltar que o mercado de GPUs não está sendo abalado apenas pela alta da mineração, mas também por diversos problemas derivados da pandemia que dificultam a fabricação de componentes eletrônicos. 

RTX 3060 com 6GB de VRAM aparece em órgão regulador
 e reaquece rumor sobre sua existência

Prova disso, é que mesmo a RTX 3060, que foi lançada pela Nvidia com um limitador para mineração de Etherium via firmware, já entrou no mercado com preços maiores que o sugerido pela fabricante.

Agora nos resta esperar por mais notícias e rumores da AMD em relação a resposta da empresa à mineração, observar o lançamento das novas RTX que já tem o limitador e torcer para que os preços de hardware abaixem algum dia.

Via: TechPowerUp Fonte: Freedesktop
Assuntos
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.