Índice do Artigo

Intel

Thunderbolt 5 poderá alcançar 80Gbps de largura de banda, o dobro da versão 4

Thunderbolt 5 poderá alcançar 80Gbps de largura de banda, o dobro da versão 4
Créditos: Wikimedia Commons/Reprodução

A interface de hardware Thunderbolt 5 poderá alcançar até 80 Gbps de largura de banda, que é o dobro dos 40 Gbps que o Thunderbolt 4 consegue alcançar. Quem falou isso foi o diretor de estratégia de I/O da Intel, Ben Hacker, em entrevista ao site Tom’s Hardware.

A tecnologia Thunderbolt está comemorando o seu 10º aniversário, tendo sido lançada no final de fevereiro de 2011. Nesse tempo, a tecnologia tem investido bastante em retrocompatibilidade com as gerações anteriores, além de compatibilidade com tecnologias similares. Esse é o caso do USB 4, que terá elementos do Thunderbolt.

“O que eu penso que nos deixa muito confiantes é que teremos pelo menos um aumento de velocidade em algum lugar, e quem sabe exatamente de quanto será, mas podemos dizer que vai mais ou menos dobrar”.
– Ben Hacker, diretor de estratégia de I/O da Intel

Vale lembrar que, com os seus 40 Gbps, o Thunderbolt 4 é capaz de suportar até dois displays em resolução 4K (3840 x 2160 pixels) em 60 Hz. A tecnologia também permite o uso de telas que têm até resolução 8K e rodam em 60 quadros por segundo. 

YouTube video

“Hoje, o nosso caminho de largura de banda dentro do Thunderbolt 4 está meio que alinhado com a performance do PCIe Gen 3 x4, e para algumas das nossas aplicações de armazenamento, você está vendo o armazenamento nesse tipo de formato já dobrando de velocidade”.
– Ben Hacker, diretor de estratégia de I/O da Intel

Em termos da conexão física, a previsão da Intel é de que o Thunderbolt 5 vai continuar operando através de um cabo USB Tipo-C. Ainda assim, ainda deveremos esperar alguns anos até que a tecnologia chegue ao mercado. No momento, a Intel ainda está trabalhando em ampliar o suporte ao Thunderbolt 4, incluindo docks de diferentes formatos e tamanhos.

“Já existe uma necessidade para armazenamento de alto desempenho para, talvez, SSDs NVMe ou para configurações de desktop em RAID que podem consumir mais do que 40 gigabits de largura de banda, ou levemente abaixo dos 40 gigabits que oferecemos hoje”.
– Ben Hacker, diretor de estratégia de I/O da Intel

Via: Tom’s Hardware, ZD Net

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções