Créditos: Divulgação / MSI

Laptops com Radeon RX 6000 chegarão em breve segundo VP da AMD

Durante apresentação da nova RX 6700 XT, slide com nova placa trazia também imagem de laptops RDNA2

Segundo vice-presidente e gerente geral da AMD, Scott Herkleman, a arquitetura RDNA2 que já chegou aos desktops e consoles da nova geração, deve aparecer em breve em laptops.

O anúncio por parte de Herkleman veio durante a apresentação da nova RX 6700 XT que chega para incrementar o lineup da série RX 6000 e no mesmo slide, entre a nova placa gráfica para desktops e os consoles da nova geração que chegaram ao mercado no final de 2020, estava um modelo de um laptop gamer muito parecido com o MSI Bravo com a legenda “Laptops série RX 6000 em breve”.

A última geração de laptops gamers equipados com a série RX 5000M foi bem decepcionante, não pelo desempenho, mas pela quantidade bem limitada de modelos lançados com essa arquitetura de GPU, chegando apenas a alguns modelos Dell e MSI, e o modelo topo de linha RX 5700M apenas ao Dell Alienware Area-51m R2, que no Brasil sai por nada menos que R$ 33.496,00, na loja oficial da Dell, irrisórios R$ 3,0 (três reais) mais barato que em revendedoras do varejo.

Infelizmente a AMD desperdiçou a oportunidade de lançar os laptops com processadores Ryzen 5000H arquitetura Zen3 com a nova GPU Navi22 RX6000, tendo optado por lançar os primeiros modelos com a linha RTX 3000 para se antecipar ao lançamento dos processadores Tiger Lake-H

- Continua após a publicidade -

Não se sabe se os primeiros modelos de laptop com GPUS RDNA2 RX 6000M chegarão ao mercado com CPUs Ryzen 5000H, mas é possível especular que, para evitar uma obsolescência mais rápida desses modelos, as empresas optem por já traze-los equipados com os processadores Intel de nova geração, criando um cenário no mínimo inusitado.

Os detalhes sobre as novas GPU não foram divulgados, mas graças a uma publicação no perfil do Twitter de Patrick Schur é possível saber ao menos o TGP, largura da interface de memória e tamanho do die das novas Navi22.

Considerando que a mineração de criptomoedas vem afetando diretamente o mercado de GPUs, tornando cada vez mais difícil para o jogador média conseguir atualizar suas configurações de desktop, é interessante que cheguem ao mercado cada vez mais opções de laptops gamer. Mesmo que não seja uma realidade possível para a maioria dos brasileiros, e longe de ser o ideal para quem precisa investir em PCs para trabalhar além de jogar, dependendo do valor necessário para fazer a atualização das peças de desktops para os novos kits de CPU e placas de vídeo, matematicamente é possível que seja mais interessante repassar as peças dos desktops e optar por um laptop bom que cumpra as duas funções, o que ainda garantiria uma certa mobilidade. 

- Continua após a publicidade -


 

Fonte: Videocardz.com, TechPowerUp
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.