Socket LGA2011 (chipset X68) para CPUs de 6, 8 e 12 núcleos aparece na web

Surgiram na web as primeiras imagens que se tem notícia do novo padrão de pinagem (LGA2011) da futura geração de processadores de alto desempenho da Intel.

Embora as fotos não revelem detalhes da placa mãe (pertencente à MSI), sabe-se que as CPUs LGA2011 se acomodarão no novo chipset X68 da Intel, trazendo modelos com 6, 8 e até mesmo 12 núcleos, todas com controladoras de memória do tipo quad-channel.

A julgar pelas imagens, os processadores LGA2011 serão enormes. Embora grande parte das imagens da placa esteja desfocada, é possível perceber que os slots de memória estão divididos aos pares, um de cada lado do socket.

- Continua após a publicidade -

Com esta plataforma, a Intel transferiu todas as funções do northbridge para o encapsulamento do processador, assim como ocorreu com os LGA1156/LGA1155. Portanto, a controladora PCI-Express de 32 camadas estÁ localizada no interior da CPU. O que resta no chipset é um PCH (hub controlador de plataforma). Como os P55/H55/P67/H67, o X68 é um PCH resumido a um southbridge. Ela vai acomodar um pequeno  hub PCI-E que gerencia vÁrios dispositivos de conectividade, um controlador de armazenamento, um controlador de LPCIO, de HDA e USA, e um link DMI para o processador.

Ainda não hÁ maiores detalhes do produto, mas é provÁvel que os primeiros processadores LG2011 apareçam no final do segundo trimestre, início do terceiro trimestre.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.