Índice do Artigo

AMD

FidelityFX Super Resolution, da AMD, pode ser lançado em várias plataformas

FidelityFX Super Resolution, da AMD, pode ser lançado em várias plataformas
Créditos: AMD/Divulgação

Novas especulações começaram a surgir sobre a tecnologia de upscale de imagem baseada em inteligência artificial da AMD e quando que esse recurso será finalmente lançado.

FidelityFX Super Resolution promete ser uma resposta ao DLSS, da Nvidia, para finalmente os usuários de placas RX Radeon poderem usufruir de tecnologias como ray tracing sem impactos severos na performance. 

Embora a AMD não tenha fornecido muitos detalhes sobre o recurso durante o evento de revelação da RX 6700 XT, a empresa falou sobre o Radeon Boost, que tem a mesma premissa do FidelityFX Super Resolution, mas com o custo da resolução ser impactada.

Com a tecnologia do Super Resolution, a imagem seria reconstruída utilizando IA para uma qualidade mais fiel – novamente, próximo ao que temos hoje com o DLSS 2.0. 


VideoCardz/Reprodução

O motivo da AMD ainda não ter liberado o recurso pode ser bem simples: a empresa quer disponibilizar essa tecnologia de forma abrangente para várias plataformas baseadas na sua arquitetura RDNA. Ou seja, os consoles de nova geração, Xbox Series X/S e PlayStation 5, poderão se beneficiar dessa implementação, atingindo ainda mais qualidade de imagem em altas resoluções com boas taxas de quadro. 

Essa informação veio do youtuber Linus Sebastian, do canal Linus Tech Tips. Não sabemos se a novidade foi fornecida diretamente ao youtuber por algum insider ou se fez parte um briefing da AMD:

Aparentemente, em vez de lançar [o FidelityFX Super Resolution] para apenas uma placa high-end, eles querem que seja multiplataforma em todos os sentidos da palavra. Então, eles realmente querem que ele seja executado em todas as GPUs, incluindo aquelas dentro dos consoles, antes de puxar o gatilho. Seria bom ter a tecnologia pronta quando as placas fossem lançadas, mas como vimos com o DLSS 1.0 da Nvidia contra o DLSS 2.0, dessa forma pode ser a melhor.
Linus Sebastian, Linus Tech Tips

Essa implementação do Super Resolution é baseada em DirectML API, que faz parte do Windows Machine Learning Library. Essa biblioteca pode ser facilmente portada para o Xbox e usada para vários outros recursos além do Super Resolution. Entretanto, ainda não sabemos como isso será implementado no PlayStation 5.

A aparente estratégia da AMD é evitar os “erros” que a Nvidia teve com o primeiro lançamento do DLSS – problemas como imagem borrada e reconstrução que deixava a desejar. 

YouTube video

Via: VideoCardz, Linus Tech Tips

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções