Créditos: Divulgação: AMD

Smart Access Memory também estará disponível para AMD Ryzen 3000

O Resizable BAR habilita o acesso do CPU a toda a memória da placa de vídeo
Por Diego Kerber 03/03/2021 17:50 | atualizado 03/03/2021 17:52 Comentários Reportar erro

A AMD divulgou hoje, durante seu evento de lançamento a AMD Radeon RX 6700 XT, o suporte ao Smart Access Memory (SAM) para mais processadores Ryzen 3000. O recurso, que inicialmente estava disponível apenas para processadores Ryzen 5000, agora também poderá ser habilitado em CPUs Ryzen 3000.

O Smart Access Memory (ou acesso inteligente da memória, em tradução livre) é um recurso que viabiliza ao processador ter acesso a todos os dados presentes na memória de vídeo - muitas vezes chamada de VRAM para diferenciar das memórias RAM na placa-mãe. Por limitações tecnológicas, produtos anteriores só viabilizavam o acesso à memória em blocos de dados por vez, mas com o aumento de banda de tecnologias como o PCIe 3.0 e 4.0, essa limitação se tornou desnecessária.

O Resizable Bar, nome do recurso dentro do protocolo PCI Express, foi habilitado inicialmente na combinação de mainboards X570, processadores Ryzen 5000 e placas AMD Radeon RX série 6000. Em testes iniciais nossos, temos ganhos que chegam a 15% nas situações mais favoráveis, com alterações pouca coisa acima da margem de erro - que consideramos ser de 5% - em muitos dos testes.

- Continua após a publicidade -

Após o lançamento inicial da AMD, outras empresas também começaram a implementar a capacidade em seus hardwares, caso da Intel a partir da quarta geração Core, e também da Nvidia, que já trouxe o recurso em seu lançamento mais recente, a RTX 3060 e notebooks RTX série 30, e que irá implementar em toda a linha RTX 30 de desktops.

Apesar dos ganhos discretos na maioria dos cenários em nosso artigo testando o recurso, todo ganho de performance via otimização de hardware é bem-vindo. A AMD afirma que é possível ganhar até 16% de performance com o SAM habilitado, resultado bem próximo do que aferimos no nosso melhor cenário de testes, o Assassin's Creed Valhalla, que vocês conferem abaixo:

- Continua após a publicidade -

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.